7-funcoes-secretas-do-seu-roteador

7 funções secretas do seu roteador

Atualmente, é difícil uma casa ou uma empresa não ter um roteador. Esse aparelho é importante quando falamos puramente da transmissão de dados de internet, mas o que muita gente não sabe é que suas funções vão muito além disso.

Você sabia, por exemplo, que um roteador pode garantir uma rede segura para os seus convidados? Ou mesmo criar uma VPN para a sua conexão?

A seguir, vamos abordar alguns recursos presentes nos roteadores e muitas pessoas não fazem ideia que existem. Confira!

1. Filtro de conteúdo

Alguns roteadores permitem configurações que atuam como uma espécie de filtro de pais, limitando o conteúdo acessado por menores de idade. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Alguns roteadores permitem configurações que atuam como uma espécie de filtro de pais, limitando o conteúdo acessado por menores de idade. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Além de simplesmente bloquear sites específicos, alguns roteadores mais avançados podem oferecer filtros que permitem bloquear ou liberar conteúdo com base em categorias pré-definidas. Isso é extremamente útil para pais, que podem limitar acesso a coisas como jogos, redes sociais, conteúdo adulto, etc.

Alguns roteadores também permitem agendar períodos de tempo específicos para aplicar essas restrições. Mais uma vez, um recurso que pode ajudar bastante aos pais caso precisem de um aliado para limitar o tempo de tela de crianças, por exemplo.

2. VPN

Uma VPN também está na lista de coisas que alguns roteadores podem oferecer. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Uma VPN também está na lista de coisas que alguns roteadores podem oferecer. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

As Virtual Private Network (VPNs) têm se popularizado bastante nos últimos anos. Afinal, é graças a elas que as pessoas podem acessar conteúdo como se estivessem em outro país, por exemplo.

No caso de um roteador, ele permite que você crie uma conexão segura e criptografada com sua rede doméstica a partir de qualquer lugar do mundo.

Isso é especialmente útil quando você precisa acessar recursos da rede doméstica enquanto está fora de casa, como arquivos compartilhados, impressoras de rede ou câmeras de segurança.

3. Priorização de tráfego

Tá aí uma que você provavelmente não conhecia, e é extremamente útil quando quer ter a sua conexão voltada especificamente para um serviço.

Esta função permite que você priorize determinados tipos de tráfego na rede. Dessa forma, é possível garantir uma melhor experiência para atividades que exigem uma conexão estável e rápida, como streaming de vídeo, jogos online ou chamadas de vídeo.

Você pode configurar o roteador para dar prioridade a determinados dispositivos ou tipos de tráfego. Assim, eles vão ter largura de banda suficiente para funcionar sem problemas, mesmo quando a rede estiver congestionada.

4. DDNS (Dynamic DNS)

O DDNS é útil quando você deseja acessar sua rede doméstica de fora, mas seu provedor de internet atribui um endereço IP dinâmico que muda periodicamente.

Com o DDNS configurado, você pode associar um nome de domínio permanente ao endereço IP dinâmico de sua rede. Isso permite acesso a seus dispositivos (como câmeras de segurança ou servidores domésticos) usando um nome de domínio fácil de lembrar, em vez de um endereço IP complicado.

5. Firewall

Muitos roteadores contam com uma opção de firewall embutido em suas configurações. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Muitos roteadores contam com uma opção de firewall embutido em suas configurações. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O firewall embutido em um roteador pode ajudar a proteger sua rede contra ameaças da internet, como ataques hackers, malwares e vírus.

Você pode configurar regras de firewall para bloquear ou permitir determinados tipos de tráfego com base em endereços IP, portas de rede ou tipos de protocolo. Isso ajuda a garantir que apenas tráfego autorizado seja permitido entrar ou sair da sua rede.

6. Rede de convidados

Em um local com muitas pessoas, criar uma rede de convidados é a certeza de garantir a segurança da sua conexão. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Em um local com muitas pessoas, criar uma rede de convidados é a certeza de garantir a segurança da sua conexão. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Costuma receber muitos amigos em casa e fica pensando se deve ou não compartilhar a sua rede? Basta configurar uma rede Wi-Fi separada para convidados para manter sua privacidade e segurança.

Além de manter seus dispositivos pessoais isolados da rede de visitantes por motivos de segurança, você também pode limitar o acesso à largura de banda disponível para a rede de convidados. Assim, você garante que suas atividades não afetem o desempenho da rede principal.

7. Armazenamento em rede (NAS)

Conectar dispositivos de armazenamento externo, como unidades flash USB ou discos rígidos, ao roteador permite compartilhar arquivos na rede local.

Alguns roteadores também oferecem recursos avançados de armazenamento em rede. Isso permite configurar um servidor de mídia para transmitir conteúdo de vídeo ou música para dispositivos conectados à rede, ou até mesmo um servidor de backup para proteger seus dados importantes.

E você, conhecia todas essas funções adicionais dos roteadores? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos, e aproveite para ler também sobre o que considerar na hora de escolher um roteador. Até a próxima!

Tags

Compartilhe

VALE A PENA OFERECER PLANO DE 1GIGA? - ASAP TELECOM
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17