Digitalização aumentou a exigência sobre as PMEs, diz diretora do Google

Fernanda Doria, diretora de Negócios para Médias Empresas do Google Brasil; digitalização e serviços B2B estão chegando às PMEs (crédito: TeleSíntese)

Liderando as contratações de serviços de TI, os pequenos e médios negócios estão tendo de lidar com as consequências do processo de expansão da conectividade no País. A aceleração da digitalização afetou o comportamento do consumidor, que passou a exigir serviços mais céleres e eficientes até mesmo de pequenos estabelecimentos comerciais, que, por sua vez, buscam aperfeiçoar as operações com apoio de soluções tecnológicas.

A avaliação é da diretora de Negócios para Médias Empresas do Google Brasil, Fernanda Doria. Segundo ela, a experiência digital está pautando toda a economia, o que também tem reflexos nas operações de Microempreendedores Individuais (MEIs) e Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

“Todo um cenário de digitalização tem trazido uma maior exigência por parte dos consumidores, que esperam ser atendidos sem erros e com uma certa padronização. Não é necessariamente a concorrência, mas a experiência digital que pauta todos os outros serviços”, explicou, em conversa com jornalistas, após evento no qual o Google apresentou uma pesquisa sobre a contratação de serviços B2B, em São Paulo, nesta terça-feira, 2.

O estudo da big tech mostra que pequenos negócios representam 96% dos contratantes de soluções tecnológicas B2B no País. De acordo com Fernanda, isso não é à toa.

“Por um lado, há um consumidor mais exigente que tem muito mais acesso à informação. Por outro, um mercado mais competitivo que exige que a empresa seja mais eficiente. A tecnologia é o caminho”, pontuou.

Conforme o estudo, 47% das empresas aportam mais de 20% dos investimentos mensais na contratação de aplicações tecnológicas no modelo SaaS (sigla, em inglês, para “software as a service”). Inclusive, a transformação digital dos pequenos negócios é o que tem puxado o mercado de soluções corporativas.

“O B2B ganhou volume e relevância quando chegou a mais PMEs. Antes, [os serviços] estavam mais endereçados para o segmento de Enterprise [grandes empresas]. Agora, também se espera um alto grau de automação das pequenas empresas”, reforçou diretora da big tech.

O post Digitalização aumentou a exigência sobre as PMEs, diz diretora do Google apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Todas escolas de ensino básico em cidade na Paraíba tem acesso à internet
Astrônomos celebram o 34º aniversário do Telescópio Hubble: Um olhar sobre suas conquistas e futuro
Ator de GTA V chegou a gravar conteúdos para DLC cancelado pela Rockstar
Quer viver mais? Faça cardio
Fitch: Bancos brasileiros terão dificuldade para crescer em 2024
Gao Kexin é o novo CEO da Huawei no Brasil
TikTok vai contestar na Justiça a lei que pode banir o app nos EUA
Madonna no Brasil: Globo arrecada R$ 50 milhões para transmissão de show
Manor Lords impressiona pela complexidade, mas precisa de correções - Review
Maio na Netflix: confira as principais estreias do mês no streaming