RNP lança edital para seleção de centros de pesquisa de computação

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou um edital para selecionar cinco institutos de ciência e tecnologia (ICTs) para aderir à e-Ciência, rede de alto desempenho de conectividade recém-criada pela organização.

As candidaturas vão até o dia 7 de abril e podem ser feitas por meio deste link. O edital, destinado a entidades de pesquisa públicas ou privadas, prevê, com a adesão à rede e-Ciência, capacidade de conectividade mínima de 100 Gbps, consultoria em engenharia de desempenho de redes, consultoria em segurança da informação para diagnóstico e avaliação de riscos cibernéticos, entre outros serviços especializados.

“Essa mudança estrutural permite a oferta de conectividade com largura de banda abundante, o que poderá beneficiar, especialmente, os grandes centros de pesquisa brasileiros que possuem demandas de movimentação de grandes volumes de dados. Apesar disso, não basta simplesmente aumentar a largura de banda da conexão. Essas instituições precisam ser atendidas com políticas e serviços diferenciados”, diz o diretor-adjunto de e-Ciência da RNP, Leandro Ciuffo.

Avanço de infraestrutura e conectividade na ciência brasileira

A rede e-Ciência, financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), representa um avanço tecnológico em relação à Rede Ipê, que, atualmente, é a infraestrutura da RNP mais usada pelos centros de pesquisa do Brasil.

Atualmente, mais de 800 organizações, dos mais variados tipos e tamanhos, utilizam a Rede Ipê. Entre elas, estão universidades, institutos federais de educação, hospitais universitários, parques tecnológicos, museus e bibliotecas. Já a Rede e-Ciência será dedicada apenas a centros de supercomputação, laboratórios multiusuários e infraestruturas de pesquisa em geral.

O edital da rede e-Ciência faz parte do programa “Conecta e Capacita”, lançado em agosto do ano passado pelo MCTI. Na época, a pasta anunciou um investimento de R$ 640 milhões em infraestrutura de internet e conectividade até 2026. O objetivo é ampliar a abrangência, qualidade e segurança da conectividade para educação e pesquisa no país.

Ao todo, serão implantados cerca de 40 mil quilômetros de fibra óptica ao longo do território nacional no decorrer do programa. A iniciativa vai beneficiar cerca de 1.600 universidades e institutos de pesquisa, 180 mil pesquisadores, 3.880 programas de pós-graduação e 12 ambientes de inovação e parques tecnológicos.

Informações

O edital completo pode ser conferido aqui. Um webinar para tirar dúvidas sobre a seleção será  realizado no dia 25 de março, às 14h. A transmissão pode ser vista neste link. (Com assessoria de imprensa)

O post RNP lança edital para seleção de centros de pesquisa de computação apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

E se os vulcões da Antártida entrassem em erupção? Veja o estudo
Os 10 filmes mais pirateados da semana (13/04)
Salesforce está próxima de adquirir a Informatica
Como a série Fallout se encaixa na cronologia dos games?
Mês da Mentir.IA na Nuuvem tem ofertas, combo promocional e cupom exclusivo; veja como funciona
Cartola FC do Brasileirão 2024: veja como funciona a nova temporada
Como entender a conta de luz após colocar energia solar?
Uma das séries sci-fi mais promissoras do ano chega em breve ao Apple TV+; conheça Matéria Escura
Steam: veja 25 jogos em promoção com até 95% de desconto
Elon Musk já participou de Young Sheldon e The Big Bang Theory; relembre as cenas