Postes: Aneel adia proposta para avaliar novas contribuições técnicas

Impasse na Aneel adia a solução para postes desordenados | Crédito: Freepik

Em reunião nesta manhã, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prorrogou o prazo de vistas à proposta de aprimoramentos da regulamentação relativa ao compartilhamento de postes entre os setores de distribuição de energia elétrica e de telecomunicações. A decisão foi unânime, em bloco.

Este é o segundo adiamento desde que o processo foi suspenso em outubro do ano passado e envolve o pedido de novas contribuições técnicas (saiba mais abaixo).  

Em 23 de janeiro, a diretoria concedeu prazo adicional de oito reuniões para que o autor do voto-vista, Fernando Luiz Mosna, retornasse com o processo para deliberação. Com isso, as conclusões teriam de ser apresentadas até esta terça-feira, 26, mas o diretor pediu mais tempo, de praxe, mais oito reuniões. 

A proposta foi formulada conjuntamente entre a Aneel e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após consulta pública, e precisa da aprovação unânime de ambas autarquias. O Conselho Diretor da Anatel deu o aval, e o relator da Aneel, Hélvio Guerra, também apresentou voto favorável, só que não recebeu o apoio da maioria. 

O principal ponto de divergência é a previsão de que “a distribuidora de energia elétrica deverá ceder o direito de exploração comercial de Espaços em Infraestrutura, sempre que houver interessados”. O dispositivo diz ainda que a não realização do chamamento público ou a ausência de interessados não impede a distribuidora da cessão.

Nas possíveis modificações, discute-se acatar sugestão da Procuradoria da Aneel em  três pontos:

substituir o verbo “cederá” por “poderá”;
submeter a decisão de cessão a um aval conjunto da Aneel e Anatel – mas desde que “quando motivadas pelo interesse público e após processo administrativo que evidencie práticas não competitivas ou ineficiência do serviço prestado pela distribuidora”;
deixar expresso que o chamamento público para identificar e selecionar interessados na cessão do direito de exploração comercial de Espaços de Infraestrutura deve ocorrer “segundo as diretrizes estabelecidas pela Anatel e pela Aneel”.

Nova análise técnica

A Aneel adia a solução para os postes pela segunda vez para avaliar contribuições técnicas. Logo após o primeiro adiamento, no final de janeiro, memorando da Aneel solicitou “uma avaliação das áreas técnicas visando o aprimoramento e maior detalhamento do regulamento proposto”. 

De acordo com o documento, esse novo aprimoramento “deve focar, principalmente, nas Condições Gerais de compartilhamento de infraestrutura entre os setores de energia elétrica e telecomunicações,  abrangendo as condições gerais de ocupação, as condições para exploração comercial de Espaços  em Infraestrutura, o rito de regularização, as responsabilidades das distribuidoras, prestadoras  de serviços de telecomunicações e exploradoras de infraestrutura, entre outros”.

As recomendações da Aneel para as áreas técnicas foi de que a nova avaliação considere:

a necessidade de um maior detalhamento do rito;
a especificação do procedimento para identificar e avaliar as  concessionárias que eventualmente não estejam gerenciando adequadamente seus ativos, com  critérios detalhados; 
as possíveis consequências dessa avaliação, com a recomendação da manutenção, ou não, da atuação da distribuidora na gestão de seus ativos, ou a necessidade de  um terceiro explorador de infraestrutura assumir a atividade; 
a necessidade de um processo  administrativo específico, que permita a manifestação, contraditório e ampla defesa das partes envolvidas, garantindo mais transparência e segurança e reduzindo os riscos de judicialização.

O post Postes: Aneel adia proposta para avaliar novas contribuições técnicas apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

E se os vulcões da Antártida entrassem em erupção? Veja o estudo
Os 10 filmes mais pirateados da semana (13/04)
Salesforce está próxima de adquirir a Informatica
Como a série Fallout se encaixa na cronologia dos games?
Mês da Mentir.IA na Nuuvem tem ofertas, combo promocional e cupom exclusivo; veja como funciona
Cartola FC do Brasileirão 2024: veja como funciona a nova temporada
Como entender a conta de luz após colocar energia solar?
Uma das séries sci-fi mais promissoras do ano chega em breve ao Apple TV+; conheça Matéria Escura
Steam: veja 25 jogos em promoção com até 95% de desconto
Elon Musk já participou de Young Sheldon e The Big Bang Theory; relembre as cenas