ONU aprova resolução global sobre uso seguro de IA

Resolução da ONU sobre IA teve amplo apoio dos estados-membros (crédito: Freepik)

Com amplo apoio dos estados-membros, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, na quinta-feira, 21, uma resolução global sobre Inteligência Artificial (IA). O texto estimula a adoção de sistemas de IA “seguros, protegidos e confiáveis”, os quais, segundo o organismo multilateral, devem contribuir para o desenvolvimento sustentável.

A resolução foi proposta pelos Estados Unidos e teve apoio de mais de 120 países-membros, incluindo o Brasil. O texto foi adotado sem votação.

Em nota, a Assembleia Geral da ONU destacou que a deliberação enfatiza “o respeito, a proteção e a promoção dos direitos humanos na concepção, desenvolvimento, implantação e utilização da IA”. Além disso, ressaltou que o texto reconhece o “potencial dos sistemas de IA para acelerar e permitir o progresso no sentido de alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Ao aprovar a resolução, a Assembleia ainda pediu que todos os estados-membros e partes interessadas se “abstenham ou cessem a utilização de sistemas de inteligência artificial que sejam impossíveis de operar em conformidade com a lei internacional de direitos humanos”, bem como as plataformas que “representam riscos indevidos” a esses mesmos direitos.

Na aprovação do texto, a primeira resolução sobre uma tecnologia emergente adotada pela ONU, a Assembleia ainda instou Estados, setor privado, sociedade civil, organizações de pesquisa e a mídia a desenvolverem e apoiarem abordagens de governança e quadros regulatórios relacionados ao uso seguro e confiável da IA.

Ademais, na avaliação da ONU, as proteções que existem no mundo físico também devem valer no ambiente digital.

“Os mesmos direitos que as pessoas têm offline também devem ser protegidos online, inclusive durante todo o ciclo de vida dos sistemas de inteligência artificial”, pontuou a Assembleia Geral.

A resolução da ONU vai ao encontro de movimentos em todo o mundo que defendem a aplicação de regulações para o uso e o desenvolvimento de soluções de IA. Na semana passada, o Parlamento Europeu aprovou um projeto de lei nesse sentido. A proposta precisa apenas de uma validação formal do Conselho Europeu para se tornar a primeira lei de IA do mundo.

O post ONU aprova resolução global sobre uso seguro de IA apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Entenda o final de Antracite, nova série de suspense da Netflix
Horizon Forbidden West: veja configurações otimizadas para o jogo no PC
E se os vulcões da Antártida entrassem em erupção? Veja o estudo
Os 10 filmes mais pirateados da semana (13/04)
Salesforce está próxima de adquirir a Informatica
Como a série Fallout se encaixa na cronologia dos games?
Mês da Mentir.IA na Nuuvem tem ofertas, combo promocional e cupom exclusivo; veja como funciona
Cartola FC do Brasileirão 2024: veja como funciona a nova temporada
Como entender a conta de luz após colocar energia solar?
Uma das séries sci-fi mais promissoras do ano chega em breve ao Apple TV+; conheça Matéria Escura