Nvidia anuncia plataforma de pesquisa em nuvem com foco em 6G

Nvidia quer se aproximar do setor de telecomunicações com pesquisas na área do 6G (crédito: Freepik)

Principal fornecedora de chips para Inteligência Artificial (IA), a Nvidia anunciou, durante o evento GTC 2024, uma plataforma de pesquisa em nuvem focada na vindoura tecnologia 6G. Segundo a empresa, a ideia é oferecer a pesquisadores um conjunto abrangente de recursos de IA para o desenvolvimento de redes de acesso via rádio (RAN) compatíveis com a sexta geração móvel.

Chamado Nvidia 6G Research Cloud, o sistema é aberto, flexível e interconectado, de acordo com comunicado divulgado pela fabricante de chips.

“A plataforma permite que as organizações acelerem o desenvolvimento de tecnologias 6G que conectarão trilhões de dispositivos às infraestruturas de nuvem, estabelecendo as bases para um mundo hiperinteligente composto por veículos autônomos, espaços inteligentes e uma ampla gama de realidade estendida e experiências educacionais imersivas e robôs colaborativos”, ressalta a empresa.

A Nvidia destacou que o ecossistema de pesquisa já tem parceiras, entre elas Ansys, Arm, ETH Zurich, Fujitsu, Keysight, Nokia, Northeastern University, Rohde & Schwarz, Samsung, SoftBank e Viavi.

Segundo o comunicado, a plataforma tem três pilares fundamentais:

Nvidia Aerial Omniverse Digital Twin for 6G: uma aplicação que habilita simulações fisicamente precisas de sistemas 6G completos, ao incorporar RAN definida por software e simuladores de equipamentos do usuário;

RAN acelerada por Nvidia Aerial CUDA: oferece flexibilidade para os pesquisadores personalizarem, programarem e testarem redes 6G em tempo real;

Estrutura de rádio neural Nvidia Sionna: fornece integração com estruturas populares como PytTorch e TensorFlow, aproveitando GPUs da Nvidia para gerar e capturar dados, além de treinar modelos de IA e machine learning em escala.

A empresa reforça que o aumento de dispositivos conectados e as novas aplicações em 6G exigirão maior eficiência espectral em comunicações sem fio.

“Com a plataforma de pesquisa em nuvem da Nvidia, estamos capacitando os pesquisadores a liderarem o caminho em direção a um mundo hiperinteligente e interconectado, onde cada dispositivo é uma peça vital dessa evolução”, diz Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

O post Nvidia anuncia plataforma de pesquisa em nuvem com foco em 6G apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

TIM amplia rede 5G para mais de 57 cidades em diversos estados
Apenas 22% dos brasileiros tem acesso a boa conectividade; veja estudo
Claro e Embratel lançam programa que facilita acesso de startups ao Open Gateway
Claro registra receita de R$ 11,77 bilhões no 1º tri, alta de 5%
Magalu Cloud lança produtos de armazenamento e segurança
B3 lança solução de ativos tokenizados para viabilizar a arrecadação de fundos
Explorando o mundo dos dados: uma metáfora culinária
Oi quer regulação das redes neutras e mudanças em interconexão
Alloha Fibra diz que mudança no conceito de PPP pode “implodir” negócios
Condecine: Senadores rejeitam emenda que blindaria YouTube e TikTok