GOV.BR é a página de governo mais acessada do mundo

A página de login do GOV.BR, o Acesso GOV.BR, é a mais acessada do mundo, na categoria Governo, de acordo com o site Similarweb, que é especializado no tema e analisa os portais mais acessados em diversas categorias. Atualmente, o GOV.BR é utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros e possibilita o acesso a mais de 4.200 serviços digitais.

“O GOV.BR é desenvolvido para facilitar a vida das pessoas, para evitar deslocamentos desnecessários para o acesso a serviços que já podem ser utilizados de forma digital. Este resultado mostra o quanto a população brasileira já incluiu o GOV.BR em seu dia a dia, utilizando para simplificar a sua rotina”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.

Entre os serviços disponíveis na plataforma estão a prova de vida, aberturas de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial e documentos militares. Na plataforma, que é operada pelo Serpro, é possível também pesquisar os serviços digitais por perfil, como agricultor, turista, aposentado, empreendedor e motorista.

“O gov.br tem mais de dois mil sistemas integrados funcionando em cerca de 500 servidores, que registram 4 mil acessos por segundo ao Portal Gov.br. Só o Serpro seria capaz de fornecer a estrutura capaz de sustentar um conjunto de serviços dessa magnitude”, explica o presidente da empresa pública, Alexandre Amorim.  Segundo Amorim, os serviços mais utilizados são a Carteira de Trabalho Digital, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (ECAC) e o Meu INSS.

Além disso, os cidadãos podem baixar certidões, como a de pessoa com deficiência e o certificado de Cadastro Único (CadÚnico), o que facilita o acesso a outros serviços públicos. Também existe a possibilidade de utilizar os serviços da Receita Federal, como a Declaração pré-preenchida de Imposto de Renda, emissão de certidão de regularidade social e diversas consultas, como de dívidas e pendências fiscais, CPF e CNPJ.

Um outro destaque do GOV.BR é a Assinatura Eletrônica GOV.BR. Com essa iniciativa, o usuário pode assinar um documento, em meio digital, a partir da sua conta. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física, conforme o definido no Decreto nº 10.543, de 13/11/2020. Até o momento, já foram realizadas mais de 70 milhões de assinaturas por essa ferramenta.

Tags

Compartilhe

Netflix supera expectativas em lucro e número de assinantes no começo de 2024
Telcomp: clientes das prestadoras regionais não são de segunda classe
Netflix tem alta de quase 80% no lucro e base de assinantes chega a 270 milhões
Nokia faz parceria e cria celular para amantes de cerveja; veja como funciona
Meta Llama 3 será executada em dispositivos com chips da Qualcomm
Para a Cisco, chegou a vez da segurança em todo lugar
Pesquisa aponta a necessidade de modernização dos escritórios para estimular trabalho presencial
Núclea adquire sistema de seguros da CERC e ingressa no mercado de registro
SKY FIBRA chega a mais 15 municípios com rede neutra da V.tal
Sociedade poderá opinar sobre os avanços da inteligência artificial