Ex-executivo da Edenred assume a direção de tecnologia da Logtech Gestran e irá integrar IA à plataforma

A Gestran, desenvolvedora de tecnologias para o setor de transporte e logística, planeja potencializar o desenvolvimento de inteligência artificial para a gestão de frotas e transportes. Para isso, a empresa – que atende gigantes como a Ambev, Cocamar e Festval – investiu na contratação de um reforço e tanto para o seu time: o engenheiro de software Elcio Rosa, que chega para ser sócio e assumir a direção de Produtos e Tecnologia.

Elcio Rosa é reconhecido no mercado pelo seu perfil “mão na massa”. Com 18 anos de experiência em transportes e logística, o executivo tem em seu currículo atuações em empresas renomadas ligadas à área, tais como Manhattan, Kuehne-Nagel, Praxio e Repom/Edenred, onde estava até ser convidado para se integrar à Gestran.

O profissional já iniciou suas atividades. Os desafios estão postos: proporcionar aos clientes simplificação ainda maior da gestão, impulsionando “a visão de futuro e enriquecimento do ecossistema Gestran, por meio da transformação digital e tecnologias emergentes no universo tech”, conforme assinala o comunicado da empresa.

O novo diretor enumera cinco passos a serem dados a partir de agora. O primeiro é o que ele chama de “IAlizar” processos, que consiste justamente na incorporação de forma definitiva e ampla da inteligência artificial. Ainda nessa primeira fase, está a de tornar os profissionais da Gestran em consultores, “parceiros de negócios dos nossos clientes”, com a geração e transmissão de conteúdos sobre gestão de frota aos clientes propriamente ditos.

Um segundo passo envolve a renovação do sistema, com a incorporação de novas tecnologias, e atenção especial ao mercado de logística. Nesse sentido, a meta é aproveitar o potencial do movimento de “open logistics”, isto é, práticas de logística aberta, de integração de cargas e transporte.

Um terceiro ponto, continua Elcio Rosa, é o de ampliar o portfólio de produtos e soluções baseados em pautas ESG (sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança). A preocupação com o meio ambiente se acentua. “Queremos tornar nossos processos ainda mais ‘verdes'”, sublinha o executivo.

Promover a convergência de tecnologias e soluções para a construção de indicadores mais precisos consiste no quarto ponto destacado pelo novo diretor. Ele exemplifica citando como diferentes sensorizações remotas já são empregadas – rastreador de veículo, sensor de medição de combustível, sensores em rodovias – e que podem ser conectadas. “Isso proporcionará informação mais qualificada, para um maior poder de decisão do gestor da frota”.

Por fim, como quinto passo desse trabalho, Elcio Rosa propõe a incorporação de novos meios de pagamentos e recebimentos, ou seja, a oferta de novos instrumentos que facilitem ainda mais a relação com as empresas clientes.

Com tudo isso, o executivo avalia estar diante de um “baita desafio”. “À frente de um grupo de 50 pessoas – um grande time, com estrutura enxuta – vamos fazer um trabalho sem dúvida de renovação. Terei responsabilidades em áreas como tecnologia, suporte, marketing e até certa veia comercial”, pontua Elcio Rosa.

O executivo cita ainda a palavra “paixão” para explicar o que o move nesse novo desafio. “Com paixão pelo cliente e foco, estou preparado para empregar metodologias e processos para instrumentalizar e criar soluções de ponta com capacidade de simplificar a gestão de transportes, sobretudo guiada pelo compromisso com nossos clientes, e a mentalidade digital e inovadora do nosso time”, afirma.

Com os demais sócios da empresa – Paulo Raymundi e Raphael Aguiar – o novo diretor tem a missão de intensificar a cultura tech da Gestran. Compensação de carbono, colab de transformação digital, controle de jornada, compras de peças e serviços de oficina, incorporação de meios de pagamentos, logística integrada por meio de APIs e difusão do ecossistema da Gestran por meio de parcerias estratégicas e consultoria especializada também estão entre as medidas a serem lideradas pelo novo diretor.

Tags

Compartilhe

Entenda o final de Antracite, nova série de suspense da Netflix
Horizon Forbidden West: veja configurações otimizadas para o jogo no PC
E se os vulcões da Antártida entrassem em erupção? Veja o estudo
Os 10 filmes mais pirateados da semana (13/04)
Salesforce está próxima de adquirir a Informatica
Como a série Fallout se encaixa na cronologia dos games?
Mês da Mentir.IA na Nuuvem tem ofertas, combo promocional e cupom exclusivo; veja como funciona
Cartola FC do Brasileirão 2024: veja como funciona a nova temporada
Como entender a conta de luz após colocar energia solar?
Uma das séries sci-fi mais promissoras do ano chega em breve ao Apple TV+; conheça Matéria Escura