Com quase 1 milhão de alunos, Vitru Educação coloca a IA para atender estudantes

A Vitru Educação se destaca no setor educacional com a implantação de mais um projeto de Inteligência Artificial destinado ao atendimento ao aluno. Este marco faz parte do programa Geração IA, que visa continuar explorando o potencial transformador da tecnologia na educação.

O projeto de assistente virtual do estudante tem como objetivo realizar atendimentos administrativos oferecendo respostas assertivas e personalizadas aos alunos, analisando de forma inteligente cada situação demandada ao atendimento, ao longo de sua jornada como aluno.

“Um dos principais desafios da Vitru, que tem quase 1 milhão de alunos, somente na modalidade EAD, é a personalização do atendimento para uma demanda cada vez maior, além da diversificação de temas. A Vitru, ciente desse cenário, procurou uma solução que abrangesse as mais recentes tecnologias de IA, mantendo sempre o respeito e a personalização no atendimento ao estudante”, afirma Chrystiano Costa Mincoff, diretor de Centro de Serviços Compartilhados para os Alunos.

O projeto foi concebido com base em quatro premissas essenciais:

1) Conscientização prévia: Os alunos são informados de que o atendimento pode ser conduzido por uma automatização com inteligência artificial.

2) Opção de intervenção humana: Os alunos têm a possibilidade de transferir o atendimento para um consultor humano a qualquer momento.

3) Respostas personalizadas: Cada resposta é formulada após uma pesquisa na base de dados do aluno, garantindo contextualização e personalização.

4) Garantia de qualidade: Todos os atendimentos realizados pela I.A. devem alcançar ou superar a média histórica de satisfação dos atendimentos humanos.

Após diversas pesquisas e testes de conceito, a Vitru implementou o Projeto em colaboração com uma de suas instituições, a UNIASSELVI. Essa solução, que abrange uma plataforma de IA, foi plenamente integrada aos sistemas de atendimento da instituição, permitindo acesso aos registros acadêmicos e financeiros dos alunos envolvidos.

Durante um período experimental, aproximadamente 10% dos temas de atendimento administrativo foram conduzidos pela IA. Mais de 60% desses atendimentos alcançaram altos níveis de satisfação por parte dos alunos.

Os benefícios dessa inovação são notáveis. Os alunos têm acesso a um atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com precisão e assertividade garantidas. Por outro lado, os colaboradores podem concentrar seus esforços em um atendimento de segundo nível mais eficaz, enquanto parte deles contribui para a curadoria do atendimento via IA.

Com os resultados positivos, a Vitru decidiu expandir o projeto de assistente virtual para todos os temas de atendimento administrativo, começando pela UNIASSELVI e posteriormente estendendo para a UniCesumar. O projeto tem como meta implantar a IA em 100% dos atendimentos administrativos até o segundo semestre de 2024, com aprimoramentos constantes baseados no feedback dos alunos. A partir de 2025, a expectativa é que a inteligência artificial esteja disponível para conduzir todos os atendimentos de primeiro nível, sempre respeitando as preferências dos estudantes.

Com esta iniciativa , a Vitru reafirma seu compromisso em proporcionar uma experiência acadêmica excepcional, moldada pelo cuidado com cada aluno e o uso das mais diversas tecnologias.

“Estamos explorando novas fronteiras com soluções inovadoras, desde o reconhecimento facial em provas até atendimentos administrativos mais eficientes. O uso ético e responsável da IA é central em nossos esforços. Queremos garantir a melhor experiência de aprendizagem para nossos estudantes e docentes”, ressalta Alessandra Lima, Diretora de Inovação Vitru.

Dentro da Geração IA, a Vitru também promove o debate público, a aprendizagem coletiva e a colaboração interdisciplinar. O objetivo é explorar a tecnologia de maneira adequada, maximizando sua aplicabilidade na educação de forma ética, responsável e segura.

Tags

Compartilhe

Netflix supera expectativas em lucro e número de assinantes no começo de 2024
Telcomp: clientes das prestadoras regionais não são de segunda classe
Netflix tem alta de quase 80% no lucro e base de assinantes chega a 270 milhões
Nokia faz parceria e cria celular para amantes de cerveja; veja como funciona
Meta Llama 3 será executada em dispositivos com chips da Qualcomm
Para a Cisco, chegou a vez da segurança em todo lugar
Pesquisa aponta a necessidade de modernização dos escritórios para estimular trabalho presencial
Núclea adquire sistema de seguros da CERC e ingressa no mercado de registro
SKY FIBRA chega a mais 15 municípios com rede neutra da V.tal
Sociedade poderá opinar sobre os avanços da inteligência artificial