BNDES financia compra de máquinas e de serviços na mesma operação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação de um novo produto, chamado BNDES Máquinas e Serviços, que oferece financiamento direto para a compra de máquinas e equipamentos e de serviços de alto valor agregado na mesma operação. A solução, que substitui o BNDES Finame Direto, amplia o escopo de itens financiáveis e de clientes atendidos, mantido o valor mínimo de R$ 20 milhões para operações diretas.

“Estamos simplificando o fluxo operacional na modalidade direta, o que facilita a solicitação de crédito e agiliza as etapas de aprovação e contratação do financiamento. Com isso, estamos cumprindo a determinação do presidente Lula de ampliar o crédito e promover o desenvolvimento que o Brasil precisa”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

De acordo com Mercadante, para além do apoio à compra de máquinas e equipamentos nacionais, o novo BNDES Máquinas e Serviços passa a financiar a aquisição de serviços intensivos em conhecimento e/ou tecnologia – como os de pesquisa e desenvolvimento, gestão empresarial, engenharia, consultoria técnica e científica, tecnologia da informação, entre outros, bem como máquinas e equipamentos importados sem similar fabricados no país.

O produto está acessível ainda para entes públicos (estados e municípios), que podem utilizar o financiamento para aquisição de luminárias LED destinadas à iluminação pública e veículos para transporte público coletivo e escolar, incluindo os de baixo carbono. O BNDES Finame Direto se mantém como uma das linhas do atual produto (Linha Finame Direto).

“O BNDES Máquinas e Serviços tem como principal vantagem o financiamento de itens de naturezas distintas em uma única operação, gerando ganhos de tempo e de custo para o cliente”, avalia o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa. Ele explica que a solução atende à demanda de financiamento direto a serviços de alto valor agregado, desvinculada de projetos de investimentos, o que ocorre em grandes empresas dos setores de energia ou indústria, por exemplo.

A solução passa a permitir a utilização de recursos, por exemplo, para a realização de estudos na fase pré-operacional de projetos de energia eólica offshore ou para a aquisição de serviços de consultoria ambiental.

Tags

Compartilhe

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (19/04)
Netflix supera expectativas em lucro e número de assinantes no começo de 2024
Telcomp: clientes das prestadoras regionais não são de segunda classe
Netflix tem alta de quase 80% no lucro e base de assinantes chega a 270 milhões
Nokia faz parceria e cria celular para amantes de cerveja; veja como funciona
Meta Llama 3 será executada em dispositivos com chips da Qualcomm
Para a Cisco, chegou a vez da segurança em todo lugar
Pesquisa aponta a necessidade de modernização dos escritórios para estimular trabalho presencial
Núclea adquire sistema de seguros da CERC e ingressa no mercado de registro
SKY FIBRA chega a mais 15 municípios com rede neutra da V.tal