Bancos digitais lideram, com folga, abertura de contas em 2023

Abertura de contas nos bancos digitais superou os processos feitos nos tradicionais no ano passado (crédito: Freepik)

Os bancos digitais foram responsáveis por 62% das novas contas bancárias abertas em 2023 no País, indica pesquisa da idwall. No ano passado, cada instituição virtual abriu, em média, 223 contas por dia, enquanto os bancos tradicionais abriram, em média, 128 contas, cada um.

O levantamento também aponta que os bancos digitais dobraram de proporção entre a população bancarizada. Em 2022, 13,5% dos correntistas diziam possuir vínculo somente com instituições virtuais, taxa que subiu para 27,6% em 2023. Nesse intervalo, a proporção de clientes que prefere apenas os bancos tradicionais também cresceu, passando de 13,7% para 18,4%.

A pesquisa ainda indica que a maioria dos correntistas (54%) tem contas em ambos os tipos de instituições bancárias. Contudo, o percentual já foi maior, chegando a 72,8% em 2022.

Com informações levantadas com o Banco Central (BC), o Ranking idwall de Experiência Digital também mostra que 89,8% da população brasileira têm vínculo bancário. Em 2023, foi alcançado o recorde de 1,2 bilhão de contas ativas no País, número 14,2% superior ao apurado no ano anterior.

O relatório indica que o número médio de contas bancárias por pessoa vem aumentando. Em 2020, a média era de 3,5 contas por brasileiro. No ano passado, chegou a 6 vínculos bancários por cidadão.

Serviços digitais

Segundo a pesquisa, 93,9% dos correntistas afirmam usar serviços bancários por meio de aplicativos. Além disso, 88,7% dizem que pretendem manter ou aumentar a utilização dos serviços digitais.

No entanto, no que diz respeito ao atendimento ao cliente, 68,7% preferem falar com um atendente humano para resolver um problema, em vez de chatbots.

Realizada em parceria com a Consultoria Cadarn, a pesquisa ouviu 5,6 mil correntistas dos 26 maiores bancos tradicionais, digitais e de investimentos do País.

O post Bancos digitais lideram, com folga, abertura de contas em 2023 apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

TIM amplia rede 5G para mais de 57 cidades em diversos estados
Apenas 22% dos brasileiros tem acesso a boa conectividade; veja estudo
Claro e Embratel lançam programa que facilita acesso de startups ao Open Gateway
Claro registra receita de R$ 11,77 bilhões no 1º tri, alta de 5%
Magalu Cloud lança produtos de armazenamento e segurança
B3 lança solução de ativos tokenizados para viabilizar a arrecadação de fundos
Explorando o mundo dos dados: uma metáfora culinária
Oi quer regulação das redes neutras e mudanças em interconexão
Alloha Fibra diz que mudança no conceito de PPP pode “implodir” negócios
Condecine: Senadores rejeitam emenda que blindaria YouTube e TikTok