75% dos contribuintes poderão utilizar a declaração pré-preenchida no Imposto de Renda

A partir desta sexta-feira (15/03), os contribuintes poderão acessar os aplicativo e programa para declaração de imposto de renda de pessoa física (IRPF) da Receita Federal. Aqueles que forem usuários do GOV.BR, com conta nível prata ou ouro, poderão transmitir os dados por meio de declaração pré-preenchida. A Receita espera receber mais de 43 milhões de declarações em 2024, sendo que a pré-preenchida já está disponível para 75% dos declarantes.

“Este é mais um exemplo de como o GOV.BR facilita a vida dos cidadãos brasileiros. Lembrando que o cadastro no GOV.BR é bem simples”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas. O primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download.  Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.

No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.  Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta oferece o aumento de nível de conta automaticamente.

Para avançar para o nível prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a entidade financeira seja uma das treze que estão credenciadas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil, PicPay/Original e BTG Pactual.

Já para ter acesso ao nível máximo de segurança, é preciso ter uma conta ouro. Nesse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

Tags

Compartilhe

Netflix supera expectativas em lucro e número de assinantes no começo de 2024
Telcomp: clientes das prestadoras regionais não são de segunda classe
Netflix tem alta de quase 80% no lucro e base de assinantes chega a 270 milhões
Nokia faz parceria e cria celular para amantes de cerveja; veja como funciona
Meta Llama 3 será executada em dispositivos com chips da Qualcomm
Para a Cisco, chegou a vez da segurança em todo lugar
Pesquisa aponta a necessidade de modernização dos escritórios para estimular trabalho presencial
Núclea adquire sistema de seguros da CERC e ingressa no mercado de registro
SKY FIBRA chega a mais 15 municípios com rede neutra da V.tal
Sociedade poderá opinar sobre os avanços da inteligência artificial