Trend Micro descobre vulnerabilidade no Windows Defender

A Trend Micro divulga a descoberta de vulnerabilidade no Microsoft Windows Defender, explorada pelos grupos de ameaças cibernéticas DarkGate e Water Hydra (Dark Casino). Encontrada pela equipe de Zero Day Initiative (ZDI) na virada do ano, a vulnerabilidade CVE-2024-21412 foi informada na sequência à Microsoft.

Os clientes da Trend estão protegidos, automaticamente, desde 17 de janeiro, e foram aconselhados a tomar medidas imediatas em resposta à exploração ativa desta falha pelo cibercrime.

A vulnerabilidade no Windows Defender vem sendo explorada pelo grupo APT que visa ganho financeiro, contaminando os sistemas das vítimas com o trojan de acesso remoto DarkMe para roubo de dados e ataques ransomware.

Quando uma nova vulnerabilidade de Zero Day é descoberta, a Trend Micro informa o fornecedor e os clientes Trend tiram benefício do patch virtual para proteger os seus sistemas da exploração até que um patch oficial possa ser aplicado. A Trend Micro estima que os clientes que aplicaram todos os patches virtuais em 2023 economizaram, em média, US$ 1 milhão para suas empresas.

A abordagem proativa da Trend no gerenciamento de riscos reduz a necessidade de medidas reativas apressadas no “dia da divulgação” e garante que os clientes estejam preparados para mitigar os riscos com confiança.

A plataforma Vision One identifica automaticamente vulnerabilidades críticas e fornece visibilidade de todos os endpoints afetados e o possível impacto no risco geral da organização. Por outro lado, as organizações que dependem exclusivamente de uma abordagem de detecção e resposta de endpoint (EDR, na sigla em inglês) podem estar expostas à ameaça, casos os invasores utilizem técnicas avançadas para evitar a detecção.

O poder do ZDI, maior programa independente de recompensa de bugs do mundo, criado para encontrar e alimentar inteligência em patches virtuais, é cada vez maior à luz de duas tendências-chave identificadas pela Trend Micro:

• As vulnerabilidades de Zero Day descobertas por grupos de cibercrime são exploradas cada vez mais em cadeias de ataque realizados por grupos bancados por nações como APT28, APT29 e APT40, ampliando seus alcances;

• O CVE-2024-21412 é em si um simples desvio do CVE-2023-36025, revelando a facilidade com que os grupos APT podem identificar e contornar patches de determinados fornecedores.

Tags

Compartilhe

Xbox terá um catálogo de jogos usando IA generativa, afirma CEO da Microsoft
Xbox terá um catálogo de jogos usando IA generativa, afirma CEO da Microsoft
Anatel confirma que maioria dos provedores já bloqueou Rumble no Brasil
Anatel confirma que maioria dos provedores já bloqueou Rumble no Brasil
Nvidia confirma que algumas RTX 50 têm chips defeituosos
Nvidia confirma que algumas RTX 50 têm chips defeituosos
Homo martianus: como serão os humanos nascidos em Marte?
Homo martianus: como serão os humanos nascidos em Marte?
Rússia lança ataque recorde de 267 drones contra a Ucrânia em 3º ano de guerra
Anora e Bebê Rena vencem Spirit Awards 2025! Confira lista completa de ganhadores
Bets: “Nos próximos dias, 2 mil sites vão sair do ar”, diz Haddad
Bets: “Nos próximos dias, 2 mil sites vão sair do ar”, diz Haddad
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS