Ricardo Cappelli assume a ABDI

Ricardo Cappelli, que foi anunciado presidente da ABDI (Foto: Isaac Amorim / MJSP)

O jornalista Ricardo Cappelli, que era o número 2 do Ministério da Justiça sob o comando de Flávio Dino, foi nomeado presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ligada ao MDIC. O anúncio foi feito ontem, 31, por Geraldo Alckmin, ministro da pasta, nas redes sociais.

Segundo Alckmin, Cappelli vai alinhar as atividades da ABDI nova Política Industrial, anunciado em janeiro.

“Gestor com vasta experiência na administração pública, Ricardo Capelli está conosco desde o início do governo. Fez um excelente trabalho no Ministério da Justiça e agora chega para trazer todo seu conhecimento, espírito público e sua capacidade para nos ajudar a desenvolver a nova política industrial”, disse Alckmin no vídeo.

“Recebi e aceitei esse convite com muita alegria. Estou muito honrado e ansioso para começar a trabalhar e recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento com justiça social”, afirmou Cappelli

Cappelli estava na secretaria-executiva do Ministério da Justiça desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sua saída já era dada como certa após a indicação do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Dino será substituído pelo ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski, cuja posse acontece nesta quinta-feira, 1º, com a troca de todo o primeiro escalão da pasta.

O executivo teve papel importante na reação do governo aos ataques do 8 de janeiro de 2023. Ele foi nomeado interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal depois que vândalos e golpistas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na condição de interventor, Cappelli exonerou e afastou oficiais da Polícia Militar (PM) e da própria Secretaria Distrital de Segurança Pública, além de acompanhar as investigações contra acusados de terem sido coniventes com os ataques aos Três Poderes.

A ABDI tem como função estimular a transformação digital e a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios em empresas, indústria e serviços. Nos últimos meses, a presidente interina era Cecilia Vergara, que permanecerá na agência. A agência participa de pilotos envolvendo 5G e internet das coisas e trabalha também em parceria com a Anatel. (Com Agência Brasil)

O post Ricardo Cappelli assume a ABDI apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

CEADI promove curso sobre Ecossistema Digital
O VALORANT Champions Tour (VCT) revela Cápsulas de Equipe oficiais
7 fraudes bancárias mais comuns no Brasil e como evitá-las
Need For Speed Unbound terá Ano 2 recheado de novidades; confira!
House of Ninjas terá segunda temporada na Netflix? Veja o que esperar
Brasscom renova mandato da diretoria executiva por mais 2 anos
Proxxima compra a Rex Telecom e chega à Bahia
Azul liberou serviço de Wi-Fi em 49 aviões durante 2023
Apple anuncia criptografia pós-quântica mais avançada até agora; entenda
The Good Doctor estreia sua sétima e última temporada! Veja onde assistir