Nokia assina acordo de patentes 5G com a chinesa Vivo

Nokia encerra litígios e faz acordo de patentes 5G com a chinesa Vivo (crédito: Divulgação/Nokia)

A Nokia anunciou, nesta segunda-feira, 5, que fechou um acordo de patentes 5G com a fabricante chinesa de smartphones Vivo (não confundir com a marca de telecomunicações do Grupo Telefónica no Brasil). A companhia finlandesa afirmou que o contrato é de “vários anos” e a licença envolve invenções fundamentais em tecnologia celular.

Conforme o acordo, para fazer uso das soluções, a Vivo fará pagamentos de royalties à Nokia, além de pagar uma indenização para cobrir um período em que as empresas estiveram em disputa judicial. Com a concretização do negócio, as partes põem fim aos litígios de patentes em todas as jurisdições. Os temos do acordo, bem como o valor da transação, não foram revelados.

A Nokia informou que começará a reconhecer as receitas líquidas provenientes do convênio com a Vivo, incluindo as indenizações pelo período de inadimplência, ainda no primeiro trimestre deste ano. O negócio havia sido sinalizado pela fabricante de equipamentos e tecnologias de telecomunicações em seu relatório financeiro do quarto trimestre do ano passado, divulgado em janeiro.

Em comunicado, Jenni Lukander, presidente da Nokia, ressaltou que este é o sexto grande acordo de licença de patentes de smartphones que a companhia assina nos últimos treze meses. Ele também destacou que a empresa está satisfeita por ter chegado a um acordo envolvendo o licenciamento de propriedades intelectuais com a fabricante chinesa.

“A Vivo é um dos principais players da indústria global de smartphones. Esperamos trazer mais inovação aos seus usuários em todo o mundo através da nossa colaboração”, afirmou o executivo.

O anúncio ocorre cerca de duas semanas depois de a Nokia divulgar um acordo semelhante com a também chinesa Oppo. O entendimento também encerrou processos judiciais entre as empresas.

No comunicado, a Nokia informou que conta com um portfólio composto por cerca de 20 mil famílias de patentes, das quais mais de 6 mil dizem respeito a propriedades intelectuais consideradas essenciais para a quinta geração móvel.

O post Nokia assina acordo de patentes 5G com a chinesa Vivo apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Aproveite: Loja Oficial Autorizada da Huawei abre com descontos incríveis
Clientes Claro reclamam das mudanças dos planos do Max
MAPFRE reduz 72% dos contatos diretos na central de atendimento
Pesquisa mostra padrões de troca do Android para iOS; confira
O que esperar da AGC da Oi? Adiamento, novo stay period e fala da Anatel
Abrintel fará evento sobre segurança no trabalho em telecomunicações
Vivo cresce no mercado de jogos com suporte via Discord e lança serviço Fibra Gamer
GOV.BR é a página de governo mais acessada do mundo
NEC e Sumitomo unem esforços com foco no agronegócio
SKY adota cobrança digital e gera economia de R$ 6 milhões