Investimentos em genAI para evoluir nuvem avançada no Brasil impulsionam fornecedores de serviços em Oracle cloud, diz TGT ISG

Cerca de 85% das empresas acreditam que fazer investimentos em tecnologia de inteligência artificial generativa nos próximos 24 meses é importante ou crítico, segundo o ISG Research. Segundo o estudo ISG Provider Lens Oracle Cloud and Technology Ecosystem 2023 para o Brasil, produzido e distribuído pela parceria TGT ISG, essa expectativa de investimento impulsionou os fornecedores de serviços a se movimentarem para lançar ofertas ou estabelecer parcerias, abrindo uma oportunidade para a adoção do Oracle Cloud Infraestructure (OCI), o qual oferece soluções para o manuseio de bases de dados em ambientes tecnológicos de nuvem avançados e modernos, caracterizados por alta velocidade e segurança, e que incorporam inteligência artificial generativa.  

Siga o tecflow no Google News!Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google Podcast Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.

Com o objetivo de acelerar sua liderança nos setores de aplicativos e nuvem, a Oracle está investindo na automação industrial de ponta a ponta, desenvolvendo soluções exclusivas segmentadas por setor e utilizando amplamente bancos de dados, ferramentas analíticas e inteligência artificial, criando oportunidade para as empresas fornecedoras. “Enquanto a nuvem é impulsionada por objetivos próprios de negócio, ela também é acelerada por tecnologias como análise de dados, automação de processos robóticos (RPA), aprendizado de máquina (ML), inteligência artificial (AI) e inteligência artificial generativa (GenAI)”, comenta Cristiane Tarricone, distinguished analyst da TGT ISG e autora do estudo. 

De acordo com o relatório, o ecossistema de parceiros da Oracle implementa ações específicas de alinhamento e, em alguns casos, de reposicionamento para atender e oferecer suporte aos clientes. Os parceiros especializados em nuvem aprofundam seus conhecimentos em OCI, envolvendo os clientes desde o início do processo com abordagem consultiva para definir estratégia e arquiteturas de migração. Além disso, eles realizam significativos investimentos em certificações e especializações para assegurar a qualidade na prestação de serviços. 

Além disso, o estudo indica ênfase na combinação de ofertas SaaS, PaaS e IaaS, que oferecem inúmeras possibilidades e soluções compostas, inclusive viabilizando cenários híbridos, tanto no cenário mundial quanto local. “O Brasil possui o maior PIB da América Latina, além de contar com uma economia que tende a se recuperar no curto e médio prazo,  um mercado de grandes multinacionais que impulsionam o uso de tecnologias e um mercado de médias e pequenas empresas ágil, criativo, inovador e aberto à adoção de novas soluções e tecnologias emergentes no curto prazo”, explica a autora. “A inserção da evolução tecnológica exponencial nos modelos de negócio empresariais direciona os investimentos no ambiente digital, que seguem crescentes e não discricionários. O consumo de soluções e aplicações em nuvem é impulsionado por novos elementos motivadores, tais como a crise energética e a sustentabilidade”.  

O consumo de soluções em serviços gerenciados mantém-se em crescimento, à medida que muitas empresas enfrentam a pressão de otimizar custos e liberar recursos para investir em modelos de negócio em nuvem que promovam a inovação. No terceiro trimestre de 2023, a ISG Research aponta que globalmente foram gerados $10.3 bilhões em valor de contratos anuais, com destaque para grandes e médias empresas. Migrações para nuvens múltiplas e híbridas estão ganhando espaço em um mercado onde a redução de custos discricionários é um fator prioritário na tomada de decisão. 

Para a autora, a oportunidade de mercado é também um ponto de atenção para as empresas. “Sabemos que essa tecnologia pode trazer impactos e oportunidades aos negócios. No entanto, é crucial ter em mente que todo hype tecnológico carrega consigo promessas de melhorias na produtividade que nem sempre se concretizam a curto prazo. Até o momento, observamos uma escassez de comprometimento e estudos de caso no mercado, com predominância de novos parceiros atuando em colaboração e cocriação”, explica Cristiane. “Diante disso, há ainda um longo caminho a ser percorrido para abordar a importante questão da privacidade de dados empresariais e pessoais, assim como a segurança, no uso da GenAI”.  

Por outro lado, o relatório destaca que os parceiros tradicionalmente focados no Oracle Fusion Cloud Applications Suite buscam atrair e envolver os clientes através da contribuição de conhecimento e especialistas no processo de integração de produtos Oracle e não-Oracle, muitas vezes limitados. “Os parceiros que se concentram em soluções específicas de nicho permanecem focados na oferta exclusiva da capacidade específica pela qual foram constituídos e contratados, como é o caso dos especializados em Customer Experience (CX)”, finaliza a autora.  

O relatório 2023 ISG Provider Lens Oracle Cloud and Technology Ecosystem para o Brasil avalia as capacidades de 37 fornecedores em três quadrantes: Consulting and Advisory Services, Implementation and Integration Services e Managed Services. 

O relatório nomeia Accenture, Deloitte, Ninecon, V8.Tech e Wipro como Líderes em todos os três quadrantes, enquanto KPMG e Lanlink são nomeadas como Líderes em dois quadrantes cada. G&P, IBM, Kyndryl e TRI são nomeadas Líderes em um quadrante cada. 

Além disso, Dedalus, EBS-IT e TIVIT são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada. 

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na DedalusG&PJBQ.Global Ninecon

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Tags

Compartilhe

CEADI promove curso sobre Ecossistema Digital
O VALORANT Champions Tour (VCT) revela Cápsulas de Equipe oficiais
7 fraudes bancárias mais comuns no Brasil e como evitá-las
Need For Speed Unbound terá Ano 2 recheado de novidades; confira!
House of Ninjas terá segunda temporada na Netflix? Veja o que esperar
Brasscom renova mandato da diretoria executiva por mais 2 anos
Proxxima compra a Rex Telecom e chega à Bahia
Azul liberou serviço de Wi-Fi em 49 aviões durante 2023
Apple anuncia criptografia pós-quântica mais avançada até agora; entenda
The Good Doctor estreia sua sétima e última temporada! Veja onde assistir