Hispasat apresenta a ministro solução para conectar escolas

Delegação do MCOM, com Juscelino Filho à frente, se encontra com representantes da Hispasat (Divulgação)

A Hispasat apresentou ao ministro das comunicações Juscelino Filho sua solução de conectividade por satélite. A conversa entre executivos e a autoridade se deu no Mobile World Congress (MWC 2024), que acontece em Barcelona (Espanha) até quinta-feira, 29.

A empresa espanhola opera banda larga por satélite na Europa e, no Brasil, atua em sociedade com a Oi por meio da Hispamar. “Nos reunimos com o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, para explicar-lhe nosso projeto para levar educação a territórios remotos”, afirma a Hispasat em post no LinkedIn.

Diz ela que seu método é uma alternativa capaz de atender o desafio de conectar as quase 140 mil escolas brasileiras com acessos de banda larga mais velozes e para fins educacionais – em vez de meramente administrativos.

Segundo a empresa, sua tecnologia pode ser destinada à conexão em todo o território, principalmente no Norte e Nordeste, “especialmente nas comunidades indígenas e quilombolas”. Também propõe o uso para conectar os postos de vigilância de fronteira e até para monitoramento da Amazônia.

“Estamos presentes no Brasil desde 2021 por meio da nossa filia Hispamar, sediada no Rio de Janeiro. E temos um centro de controle de satélites a partir de onde operamos nossa fora de satélites geoestacionários localizados nas posições orbitais brasileiras 61º Oeste e 74º Oeste”, ressalta a companhia.

O Brasil dispões atualmente de recursos oriundos do leilão 5G para conectar escolas em localidades remotas. A expectativa no governo é que este dinheiro possa beneficiar até 40 mil escolas. E boa parte delas poderão receber banda larga via satélite. Com recursos de outras pastas, como do MEC, e do Fust, seria possível melhorar a conexão ou levar internet a 138,5 mil escolas até o final de 2026. A estatal Telebras tem preferência nas contratações, mas há o entendimento de que será preciso recorrer a outras empresas para atender às metas do programa Escolas Conectadas.

En ocasião do #MWC2024 en Barcelona, recebemos o Ministro das Comunicações do Brasil @DepJuscelino, para apresentar nossas soluções de conectividade via #satélite para redução da brecha digital para educação e saúde. pic.twitter.com/tMUapDJ91D

— Hispasat (@Hispasat) February 26, 2024

O post Hispasat apresenta a ministro solução para conectar escolas apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV