G20: GT discutirá harmonização dos indicadores de conectividade significativa

Representantes do GT de Economia Digital em coletiva de imprensa | Foto: Tele.Síntese

Representantes do Grupo de Trabalho (GT) de Economia Digital da Trilha de Sherpas do G20 apresentaram nesta quinta-feira, 2, um balanço dos primeiros encontros, realizados nesta quarta-feira, 31, e quinta-feira, 1°, por videoconferência. No âmbito das discussões sobre o acesso à internet, um dos produtos esperados é a convergência do que os países entendem como conexão significativa.

O GT de Economia Digital é um dos 15 grupos técnicos que discutem os pontos que formam a agenda do G20. Nesta temática, foram definidos os seguintes núcleos de debate: Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa; Governo Digital: Construindo uma Infraestrutura Pública Digital Inclusiva e Confiável; Integridade da Informação em Ambientes Digitais e Confiança na Economia Digital; e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável Inclusivo e a Redução de Desigualdades.

O Ministério das Comunicações (MCom) está entre os órgãos que compõe o GT. Em coletiva de imprensa nesta tarde, o coordenador de políticas públicas do Ministério das Comunicações, Daniel Cavalcanti explicou que o tema focal da pasta é a conectividade.

“O nosso produto na área de conectividade é o conjunto de diretrizes para indicadores de conectividade significativa harmonizados globalmente”, disse Cavalcanti.

O representante do MCom destacou que o principal papel das reuniões do G20 é a busca de consensos e embora não haja a intenção de endereçar regulamentos, os trabalhos pode refletir em discussões que já ocorrem sobre o tema no âmbito da ONU.

Temas inéditos

Além do MCom, o GT de Economia Digital do G20 também reúne representantes dos ministérios das Relações Exteriores (MRE); das Comunicações (MCOM); da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Justiça e Segurança Pública (MJSP); além da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM); a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O secretário de Direitos Digitais da Secom, João Brant, explicou que um dos temas focais da pasta é o combate à desinformação e o discurso de ódio, tópico que entra na pauta pela primeira vez.

Os trabalhos na temática de integridade da informação devem resultar em dois produtos. “Um é de mapeamento de como os blocos regionais, os países do G20 e as organizações internacionais estão tratando o tema da desinformação e o outro é um desenho de caminhos possíveis para o enfrentamento do problema”, explica Brant.

Inteligência Artificial

O MCTI tem como ponto focal a área da Inteligência Artificial. O órgão espera apresentar três produtos. Um deles é uma ferramenta para mapear a capacidade da Inteligência Artificial entre os países do G20, que permita identificar quais são os principais obstáculos na cadeia produtiva, como infraestrutura computacional, utilização dos bancos de dados, recursos humanos e pesquisa.

O segundo é a busca de boas práticas do uso de inteligência artificial nos serviços públicos. O terceiro é um evento temático previsto para 17 de abril, em Brasília, para reunir especialistas e autoridades e aprofundar o debate.

Na última semana, o secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do MCTI, Henrique de Oliveira Miguel, afirmou ao Tele.Síntese que as discussões no G20 podem subsidiar a atualização da Estratégia Brasileira de IA está entre as prioridades de gestão para este ano (saiba mais).

Cronograma

Os próximos encontros do GT de Economia Digital do G20 serão, respectivamente, de 18 a 20 de abril, em Brasília, de 11 a 13 de junho em São Luís (MA), e de 09 a 11 de setembro em Maceió (AL).

O post G20: GT discutirá harmonização dos indicadores de conectividade significativa apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

10 notícias mais importantes da semana (26/02 a 01/03)
Sem sinal? Clientes TIM reclamam de falha na rede de telefonia móvel
WhatsApp atualiza e agora é possível pesquisar conversas por data
Entenda o final de O Astronauta, filme da Netflix com Adam Sandler
Xbox: jogos com até 95% de desconto para Xbox One e Series S|X
PIB de informação e comunicação cresce 2,6% em 2023
Claro atinge 10 milhões de assinantes na banda larga fixa em janeiro
Justiça ordena que a Meta mude de nome no Brasil; entenda
Com quase 1 milhão de alunos, Vitru Educação coloca a IA para atender estudantes
Sistema antifraude da Biz terá atendimento via WhatsApp