Equinix faz um dos maiores acordos de compra de energia na Europa

A empresa global de data center e infraestrutura Equinix e o desenvolvedor de energia renovável wpd assinaram sete contratos de compra de energia (PPAs) de 20 anos que fornecerão mais de 100 MW de capacidade e mais de 300 GWh por ano de produção de energia renovável na França, informa o site Mobile Europe.

O Acordo de Compra de Energia, um dos maiores do género assinado em França, foi facilitado pela Schneider Electric e inclui quatro projetos eólicos na Nouvelle-Aquitaine, dois em Hauts-de-France e um parque eólico no Pays de la Loire. O acordo prevê apoio financeiro a longo prazo para ajudar a promover a implantação de energias renováveis ??em França e dar um contributo importante para a descarbonização da rede.

O acordo é a vigésima iniciativa de compra de energia da Equinix a nível global, somando-se a uma capacidade global contratada de 912 MW nos EUA, França, Finlândia, Espanha, Portugal e Suécia e a empresa continua a aumentar significativamente o seu investimento em energia renovável em todo o mundo.

A pressão para que os data centers acelerem a descarbonização nunca foi tão forte, mesmo com a IA ameaçando explodir o uso de energia em todo o mundo. Investidores ecologicamente conscientes e clientes corporativos de data centers exigem emissões mais baixas.

Na União Europeia – UE, com a entrada em vigor da Diretiva de Eficiência Energética (EED) e da Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) (esta última exige que cerca de 50.000 empresas reportem as suas emissões diretas e indiretas a partir de 2024), centros de dados (com um sistema de TI instalado demanda de energia de pelo menos 100 quilowatts) precisarão fornecer relatórios públicos detalhados sobre seu uso e desempenho energético. A taxonomia da UE também inclui uma referência ao Código de Conduta Europeu sobre Eficiência Energética de Centros de Dados. De acordo com a ING Research baseada na Bloomberg New Energy Finance , a Equinix está entre os maiores compradores corporativos de energia renovável – atrás apenas da Meta, Google e Amazon no espaço tecnológico.

Altamente impactante

Soluções de PPA como estas são ferramentas de alto impacto para atingir metas de sustentabilidade para as empresas e demonstram a maturidade dos PPAs em França. Para a wpd, os PPAs permitem diversificar as suas opções de financiamento para projetos de energia eólica em desenvolvimento. Este acordo também representa um grande passo em frente especificamente para a wpd France, aumentando a sua posição como um importante player no mercado francês e europeu de PPA. A Wpd já possui uma vasta experiência neste campo, tendo assinado o seu primeiro PPA com líderes industriais globais em 2013.

“Estamos orgulhosos de assinar um dos maiores PPAs da história francesa, marcando um marco significativo na França e ressaltando a dedicação global da Equinix em investir em soluções de energia renovável”, disse o diretor-gerente da Equinix França, Régis Castagné. “Através do alinhamento com os objetivos de produção de energia renovável da própria França, estamos muito satisfeitos por contribuir de forma positiva e proativa para a descarbonização e os investimentos renováveis ??do país.”

“Acordos deste valor em França são raros e o compromisso de longo prazo da Equinix com acordos de compra de energia em sete locais demonstra a sua crença de que a expansão da infraestrutura digital inovadora deve andar de mãos dadas com a redução do nosso impacto no planeta”, afirmou a Schneider Electric Global. vice-presidente de tecnologia limpa e renováveis, John Powers.

Os contratos entrarão em vigor o mais tardar em 2025 – apoiando a energia renovável em França até ao ano 2045. As Garantias de Origem (GO) geradas a partir do projeto serão atribuídas às localizações da Equinix em todos os onze data centers da empresa em França.

A Equinix disse que foi a primeira na indústria de data centers a se comprometer a se tornar neutra para o clima, alinhada a uma meta aprovada de curto prazo com base científica, para a redução de emissões em suas operações globais e cadeia de fornecimento até 2030. É também signatária fundadora do Pacto para Operadores de Centros de Dados Neutros em Clima da UE, que lidera a defesa e orienta o desenvolvimento de requisitos de sustentabilidade para que a indústria de centros de dados da UE se torne neutra em termos climáticos até 2030.

Tags

Compartilhe

Recuperando os recursos de navegação antigos no One UI 6.1 e Galaxy S24
Aproveite agora: Motorola Edge 40 com desconto de 38% – Oferta Imperdível!
Quais são os elos de Valorant e como subir rápido? Veja guia completo
Google libera novos recursos de pesquisa no Chrome; veja detalhes
Netflix: 7 filmes e séries em alta para ver no fim de semana
10 notícias de tecnologia para você começar o dia (01/03)
Especialistas preveem 2024 de altos investimentos em TI
Brisanet oferece 5G gratuito para motoristas de aplicativo
Como o uso do WhatsApp pode estreitar o relacionamento com o cliente de diferentes gerações
Prove Identity faz parceria com TargetData