Com o Programa Green IT, Furukawa evita descarte de 76 toneladas de materiais no meio ambiente

Há 15 anos, a Furukawa Electric Latam iniciou uma jornada pioneira em prol da sustentabilidade, por meio do programa Green IT. Mais do que um compromisso ambiental, o projeto trouxe uma visão transformadora para o setor de infraestrutura de redes de comunicação, conscientizando sobre a utilização de recursos renováveis e o tratamento responsável de resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento de cobre de redes elétricas e de computadores.

A iniciativa consiste na coleta e destinação ambientalmente correta de cabos de cobre. Os materiais coletados são encaminhados para tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias. O processo de gestão de resíduos da Furukawa atende aos requisitos legais e é certificado de acordo com a norma ISO14001, reforçando o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental. Cada etapa é cuidadosamente planejada para garantir que os resíduos sejam tratados de maneira segura e sustentável.

Durante 2023 (de janeiro a dezembro), o programa apresentou resultados notáveis. No total, foram 76,31 toneladas de materiais recebidos no período, que foram 100% reciclados, evitando a extração de 7.250 toneladas de minério de cobre. A economia de energia elétrica gerada é de 729.538 kWh, o suficiente para o abastecimento de 4.864 residências durante 1 mês.

“Ao adotar práticas que reduzem significativamente o consumo de recursos não-renováveis, nosso programa não apenas economiza energia, mas também protege ativamente o meio ambiente e evita a destinação incorreta de materiais na natureza. Na Furukawa, acreditamos fortemente que a excelência tecnológica deve andar de mãos dadas com a preservação do planeta, construindo assim um futuro, onde a inovação está sempre acompanhada de responsabilidade ambiental”, destaca Ednei Cruz, responsável pela gestão do programa na Furukawa.

Outro importante diferencial do Green IT é que as empresas participantes recebem uma bonificação, representada por um “cheque verde”, equivalente ao peso real do material enviado, que pode ser trocado por produtos em canais de distribuição autorizados ou então convertido em doações para projetos sociais. Com isso, diversas ações relevantes podem ser viabilizadas por meio do programa, como investimentos em educação, cultura e combate à fome.

Ao longo desses 15 anos, o Green IT recebeu colaborações de empresas e instituições, de diversos segmentos, como TI, Varejo, Infraestrutura, Saúde e Educação, além de muitos distribuidores e Solution Providers que integram a cadeia de distribuição e instalação das soluções Furukawa.

Sobre a Furukawa:

A Furukawa Electric LatAm é uma indústria de soluções de infraestrutura de comunicação com Matriz em Curitiba/PR e outras plantas Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG, além de fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina e em Mexicali, no México.

Com um abrangente portfólio de soluções de infraestrutura de comunicação, atende a diversos mercados como data centers, indústrias, escritórios, operadoras e serviços, entre outros, em todos os níveis de aplicações.

Sua marca Furukawa Solutions é fruto da união de diversos centros de desenvolvimento, produção e suporte distribuídos por todo o mundo, contando com a Solidez do grupo Furukawa Electric, que atua há mais de 135 anos de forma Global, ofertando soluções de classe mundial com suporte e serviços locais.

 

O post Com o Programa Green IT, Furukawa evita descarte de 76 toneladas de materiais no meio ambiente apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Sem sinal? Clientes TIM reclamam de falha na rede de telefonia móvel
WhatsApp atualiza e agora é possível pesquisar conversas por data
Entenda o final de O Astronauta, filme da Netflix com Adam Sandler
Xbox: jogos com até 95% de desconto para Xbox One e Series S|X
PIB de informação e comunicação cresce 2,6% em 2023
Claro atinge 10 milhões de assinantes na banda larga fixa em janeiro
Justiça ordena que a Meta mude de nome no Brasil; entenda
Com quase 1 milhão de alunos, Vitru Educação coloca a IA para atender estudantes
Sistema antifraude da Biz terá atendimento via WhatsApp
Delfia auxiliam Zoop a extrair o máximo valor da plataforma de observabilidade