TV Box: Anatel soma quase 3 mil bloqueios de IP

Plano de Ação da Anatel está bloqueando endereços IP de TV Boxes piratas | Foto: Freepik

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fechou o ano de 2023 com o bloqueio de 2.781 endereços de IP que, ilegalmente, habilitavam o funcionamento de equipamentos como o conhecido TV Box pirata.  Nos primeiros 17 dias deste mês, houve mais 218 suspensões, somando 2.999 desde o início do Plano de Ação para Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).

Os bloqueios ocorrem a partir da identificação da fonte da infração, inviabilizando o sinal de dispositivos não homologados. Desde o início dos trabalhos, a agência já identificou nove marcas diferentes de aparelhos piratas, abrangendo mais de 30 modelos.

De acordo com o painel do Plano de Ação para Combate à Pirataria da Anatel, desde de 2018, as ações de fiscalização já retiraram de circulação 1,5 milhão de equipamentos decodificadores de sinal para TV por assinatura ou TV Box.

A primeira multa aplicada pelo Conselho Diretor da Anatel contra uma pessoa física por venda de TV Box ocorreu no ano passado, no caso, um vendedor de decodificadores em loja virtual. A cobrança ficou no valor de  R$ 7,6 mil. Entre os aspectos observados na sanção esteve o fato da plataforma de vendas continuar funcionando mesmo depois da fiscalização da Anatel.

Prevenção

A Anatel recomenda que ao adquirir um TV Box os consumidores verifiquem se o produto possui a marca da Anatel contendo o número do seu Certificado de Homologação correspondente ao modelo do produto.

Antes de comprar, outra dica é checar se o anúncio do produto informa que ele permite acesso livre e irrestrito (sem autenticação) a uma grande quantidade de canais, jogos ao vivo e outros programas. “Esse é um grande indicativo de que o aparelho é um TV Box não homologado (pirata), mesmo que ele contenha algum selo ou código de homologação, pois, nesses casos, pode até ser falsificado”, explica a autarquia.

A Agência possui um informativo que lista os decodificadores que são homologados e podem ser consumidos e vendidos. Clique aqui para acessar.

O post TV Box: Anatel soma quase 3 mil bloqueios de IP apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Galaxy M15 5G deve ter boa bateria e carregamento rápido
Dupla é condenada por roubar iPhones usando sistema de reparos da Apple; entenda
Samsung Ocean oferece aulas gratuitas de programação, IA e inovação
Review de Pacific Drive - Dirigir não será nada pacífico, mas a jornada vale a pena
Transações de cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 10,1% em 2023
CEADI promove curso sobre Ecossistema Digital
O VALORANT Champions Tour (VCT) revela Cápsulas de Equipe oficiais
7 fraudes bancárias mais comuns no Brasil e como evitá-las
Need For Speed Unbound terá Ano 2 recheado de novidades; confira!
House of Ninjas terá segunda temporada na Netflix? Veja o que esperar