Streamings das teles superam Globoplay e Netflix em catálogo brasileiro

Prorporção de séries e filmes brasileiros não passa de 3% na maioria das plataformas de streaming líderes de audiência no país | (Foto: Freepik)

As plataformas Vivo Play e Claro TV+ disponibilizaram os maiores volumes de séries e filmes brasileiros certificados, em números absolutos, entre os catálogos dos principais streamings atuantes no país em 2023, com 1,8 mil e 1,6 mil títulos, respectivamente. A Globoplay apareceu em terceiro, com 1,2 mil títulos. Os dados são da mais recente edição do Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda (VoD) no Brasil 2023, divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) nesta terça-feira, 30.

Juntas, a Vivo Play, Claro TV+ e Globoplay oferecem mais conteúdo audiovisual brasileiro que a soma de outras oito plataformas de streaming mais próximas do top 10 de conteúdo nacional (Looke, iTunes, Box Brazil Play, Google Play Movies & TV, Oi Play, Amazon Prime Video, DIRECTV GO e Netflix).

Certificados

O levantamento foi realizado pela Ancine por meio de parceria com a BB Media e analisou a disponibilidade de conteúdos brasileiros em 24 plataformas de serviços de VoD, ou streaming. O principal parâmetro foi o cruzamento de dados entre os catálogos e o Certificado de Produto Brasileiro (CPB).

Segundo a Agência, ficaram de fora cerca de 1% sem CPB, o que pode incluir participações de empresas brasileiras em produções estrangeiras, com algumas obras chamadas “originais” de determinados streamings, que não foram contabilizadas como nacionais por terem direitos econômicos desvinculados.

Proporção

Já quando se trata da proporção de conteúdos brasileiros (quantidade de conteúdo nacional levando em conta o total dos filmes e séries no catálogo do streaming), a Box Brazil Play lidera com 41,3%. A Globoplay tem 35,2% e a Libreflix 31,9%.

Aquelas com menor número de produções nacionais são Star+ (3%), HBO Max (2,7%) e Disney+ (1,3%). Veja a proporção em detalhes abaixo:

Acesse a íntegra do Panorama neste link.

Regulação

O número de títulos brasileiros nas plataformas de streaming pode aumentar, a depender do texto que o Congresso Nacional adotar em projeto de lei que trata da regulação do VoD (PL 2331/2022). A proposta prevê uma quantidade mínima de filmes e séries nacionais para determinados apps, a depender do número total de obras no catálogo.

De acordo com o mais recente relatório, apresentado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), seriam exigidas ao menos 300 obras de conteúdo audiovisual brasileiro, no caso de catálogos com 7 mil obras ou mais.

No final de 2023, o senador afirmou que aguarda posicionamento oficial da Ancine antes de apresentar um substitutivo ao projeto.

O post Streamings das teles superam Globoplay e Netflix em catálogo brasileiro apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Aproveite: Loja Oficial Autorizada da Huawei abre com descontos incríveis
Clientes Claro reclamam das mudanças dos planos do Max
MAPFRE reduz 72% dos contatos diretos na central de atendimento
Pesquisa mostra padrões de troca do Android para iOS; confira
O que esperar da AGC da Oi? Adiamento, novo stay period e fala da Anatel
Abrintel fará evento sobre segurança no trabalho em telecomunicações
Vivo cresce no mercado de jogos com suporte via Discord e lança serviço Fibra Gamer
GOV.BR é a página de governo mais acessada do mundo
NEC e Sumitomo unem esforços com foco no agronegócio
SKY adota cobrança digital e gera economia de R$ 6 milhões