Semana Internacional de Proteção de Dados: Maioria das empresas ainda não se adequou à LGPD

A Semana Internacional da Proteção de Dados, que iniciou em 28 de janeiro, tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a importância do tema que ainda precisa avançar bastante em nossa sociedade. A proteção de dados assegura aos indivíduos o controle das informações pessoais. Mesmo com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a norma ainda encontra resistência na maioria das empresas. “Boa parte delas ainda não tomou providências para se adequar à lei”, ressalta a advogada Marcia Ferreira, gerente responsável pelo Núcleo de Privacidade e Proteção de Dados da Nelson Wilians Advogados.

Siga o tecflow no Google News!Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google Podcast Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui.

Segundo a advogada, parte das empresas acredita que a lei ‘não vai pegar’ ou não enxerga a prevenção como algo importante, mas sim como gasto. “Cerca de 70% das organizações ainda não tomaram nenhuma providência a respeito do tema.”

Muitas empresas procuram o escritório de advocacia para se adequar a LGPD por conta das exigências de processos licitatórios. “Sinto ainda que falta conscientização por parte das empresas. É um processo que temos trabalhado e incentivado, mostrando que não é um gasto, mas que a adequação às normas se trata de um investimento”, alerta.

No Brasil, a implantação da LGPD (Lei n.º 13.709/2018) ocorreu em setembro de 2020. A lei visa proteger os direitos à privacidade e à segurança dos dados pessoais de todos os cidadãos brasileiros. “Um passo importante no que diz respeito à proteção dos direitos fundamentais”, conclui Márcia.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Tags

Compartilhe

Telescópio Espacial James Webb Revela Estrutura Óssea de uma Deslumbrante e Solitária Galáxia
Motorola Solutions nomeia Nicole Anasenes para o Conselho de Administração
Duna Parte 2 é um filme épico, divertido e que não dá sono - Opinião
Procon-SP notifica HBO Brasil após mudanças no streaming Max
Elon Musk processa OpenAI por 'traição' ao virar uma empresa que busca lucros
Rival da Steam libera novo jogo grátis no PC; resgate agora!
IBM disponibiliza modelo de código aberto Mixtral-8x7B na plataforma watsonx para impulsionar inovação em IA
Divisão automotiva da ThyssenKrupp é alvo de ciberataque
Estúdio de Crash e Spyro deixa Microsoft e vira produtora indie
Galaxy Ring será compatível com outros celulares Android, mas não com iPhones