QMC fecha parceria para instalar antenas 5G em postes de BH

QMC Telecom vai instalar antenas 5G de baixa altura em postes de Belo Horizonte (crédito: Reprodução)

A operadora de infraestrutura sem fio QMC Telecom anunciou, nesta segunda-feira, 22, uma parceria com a BH Iluminação Pública (BHIP), concessionária responsável pelo serviço de iluminação pública em Belo Horizonte. O acordo tem o objetivo de melhorar a qualidade e impulsionar a expansão da rede 5G na capital mineira.

Em linhas gerais, a QMC terá acesso à rede de mais de 180 mil luminárias para instalar antenas de baixa altura. Os equipamentos fazem parte dos chamados sistemas de nível de rua, ou Street Level Solutions (SLS), e se propõem a ampliar a cobertura e aumentar a capacidades das redes móveis nos espaços urbanos. Neste caso, as tecnologias 4G e 5G devem ser beneficiadas.

Por parte da BHIP, a expectativa é de que a concessionária municipal ganhe uma nova fonte de receita ao ceder os postes para a instalação dos equipamentos de telefonia celular.

Em comunicado, a QMC destaca que a parceria tem potencial para chamar a atenção para o uso do mobiliário urbano existente como forma de acomodar uma variedade de equipamentos capazes de aprimorar a conectividade nas cidades.

“Ao aproveitar o potencial dos postes de iluminação pública como elementos de densificação de rede, estamos acelerando o crescimento do 5G, beneficiando nossas empresas e, o mais importante, contribuindo para levar uma melhor e mais rápida conectividade à população brasileira”, diz Luis Bernardes, diretor de SLS da operadora, em nota.

Investimentos

O projeto em Belo Horizonte faz parte dos planos da QMC no Brasil. Na primeira quinzena de janeiro, a empresa de origem porto-riquenha anunciou a disponibilidade de R$ 450 milhões para investir no País nos próximos dois anos. O montante deve ser destinado à implementação de infraestruturas de redes sem fio e à instalação de redes 5G em espaços internos, como shopping centers.

O post QMC fecha parceria para instalar antenas 5G em postes de BH apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

ASUS anuncia evento de lançamento virtual do Zenfone 11 Ultra
Xiaomi e Leica anunciam o Instituto Óptico Xiaomi x Leica, inovando no campo da imagem móvel
Vivo é avaliada positivamente por analistas financeiros
Meta vai lançar pulseira com detecção de movimento em breve
Batalha das Solteiras: dorama terá segunda temporada na Netflix?
Vida útil da bateria do iPhone 15 pode durar o dobro do prometido, afirma Apple
Mulher compra iPhone na Amazon e recebe embalagem de leite condensado
Reoneração da folha: Em manifesto, setores pedem projeto de lei
Trustee DTVM quer influenciar rumos da Oi
Galaxy M15 5G deve ter boa bateria e carregamento rápido