Mais de 400 municípios não aderiram à Estratégia de Escolas Conectadas

MEC apresenta adesão à Estratégia de Escolas Conectadas no evento Brasil Unido pela Educação, em Brasília | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) não alcançou a totalidade das instituições públicas de ensino do país durante o prazo de adesão, encerrado em dezembro do ano passado. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o governo conseguiu confirmar a participação de 92,1% municípios no programa, o que significa que mais de 400 deles ficaram de fora.

O balanço do Enec foi divulgado em evento realizado no Palácio do Planalto nesta sexta-feira, 26, com restrição de participantes. Questionado pelo Tele.Síntese, o MEC não informou em quais regiões estão os municípios que ficaram de fora e quais são as medidas que serão tomadas para alcançar a meta prioritária de levar internet a todas as escolas do país em menos de dois anos.

O Enec foi lançado em setembro passado para “reunir todas as políticas públicas em andamento com o objetivo de universalizar a conectividade nas instituições de ensino até 2026”. Para além da adesão, o programa também se encontra incompleto quanto aos requisitos técnicos para a conectividade.

Detalhes essenciais como qual deve ser o mínimo aceitável para a velocidade da internet e quantidade de equipamentos eletrônicos em cada instituição, assim como qual deve ser o tipo de dispositivo e plataformas utilizadas dentro da sala de aula, ainda não estão definidos.

Inicialmente, portaria do Enec incorporava critérios semelhantes aos previstos no projeto piloto do Gape (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas), que trata da aplicação dos recursos do 5G. No entanto, tais critérios foram suspensos para revisão pelo Comitê do Enec, que não divulgou decisões e previsão para tais. O próprio Gape participa do colegiado e deve seguir o que for decidido por lá.

De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do total de 138,3 mil escolas públicas no Brasil,  havia 7,5 mil sem internet até setembro de 2023, a maioria delas na região Norte do País.

O post Mais de 400 municípios não aderiram à Estratégia de Escolas Conectadas apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Apple dá três meses de acesso gratuito de Apple TV+ em parceria com Microsoft
Desenvolvedores da Microsoft trabalham em celeiro sustentável; entenda
Netflix recebe 5 filmes e séries de peso nesta semana! Veja lista
TIM alerta sobre bloqueios de linhas de celular pré-pagas
IA à solta: como se proteger de golpes de clonagem de voz?
Antracite: conheça a tenebrosa história real que inspirou série da Netflix
Nvidia lança GPUs RTX A400 e A1000 focadas em produtividade e IA
Olimpíadas 2024: saiba como a IA será utilizada durante os jogos de Paris
7 Days to Die: após mais de 10 anos, jogo de sucesso da Steam está saindo do acesso antecipado
Blocos de construção da vida na Terra podem se criar no espaço, diz estudo