iez! fecha acordo com a Highline e inicia este ano ativação do 5G

A iez!, antiga Cloud2U, vai entrar no mercado 5G neste ano, com a ativação de rede em uma cidade. A empresa anunciou nesta quarta-feira, 24, a assinatura de contrato com a Highline para aluguel de mil torres nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Metade das estruturas já existe, e há previsão contratual para construção de sites adicionais.

“Esta parceria reforça nosso compromisso para com a inclusão digital e a democratização de serviços digitais pelo país, criando valor para a sociedade por meio do crescimento do setor de comunicações de forma responsável e sustentável”, afirma Paulo Martins, diretor de relações institucionais e novos mercados da Highline.

Anderson Ferreira, gerente de novos negócios da iez! telecom

O plano inicial da iez!

Conforme Anderson Pereira, gerente de novos negócios, a iez! está concluindo a escolha dos fornecedores do core de rede e dos rádios. Também está definindo os termos de contratação de roaming com teles nacionais.

O 5G da iez! começará de forma cautelosa. A ativação se dará em uma cidade com menos de 30 mil habitantes. Esta será o projeto-piloto no qual o plano de negócio passará por teste a ajustes. “A depender do desempenho e da data, lançamos em mais cidades este ano, ou o roll out fica para mais tarde”, observou Ferreira em entrevista ao Tele.Síntese.

A operadora vai atacar os mercados de banda larga fixa com uso de tecnologia FWA para consumidores (B2C), empresas e ISPs (B2B), além da oferta dos tradicionais serviços móveis. Outra frente será atender com celular órgãos públicos e escolas. A oferta de serviços sobre redes privativas para empresas também faz parte do escopo.

A cidade escolhida, ele não revela. Parte do grupo Greatek, que produz equipamentos eletrônicos, a iez! pretende colher sinergias, como recorrer aos produtos do grupo. Por ora, porém, o FWA dever ser te terceiros. “Há opções mais maduras no mercado, embora ainda seja um produto caro, que ainda não é competitivo em relação à fibra óptica”, diz Ferreira. Uma vez que a competição seja possível, a empresa vai comercializar combos unindo banda larga fixa (por FWA) e telefonia móvel.

Então, de onde virão as sinergias? “Vemos oportunidades de sinergias mais para a frente em serviços que utilizem dispositivos M2M para empresas e varejo, na massificação de dispositivos na casa dos assinantes”, diz o executivo da iez!

Habilitadora de MVNOs

Para ISPs, a proposta é funcionar como habilitadora de operadoras virtuais. Ou seja, o provedor de internet poderá ser credenciado à iez! a fim de comercializar planos móveis. Dessa forma, a operadora acelera as vendas e a ocupação da rede.

Embora não exista restrição para que a empresa ative rede em capitais, a intenção é partir do interior para o centro, de olho no diferencial de cobertura que existe.

“Nosso objetivo principal é interiorizar o 5G, levar inclusão digital, democratizar a tecnologia. As grandes operadoras têm um desafio gigantesco que é cobrir as cidades grandes, áreas densas e que hoje não estão cobertas 100%. Quando a gente pega a oportunidade de interiorizar, tem gap de cobertura”, acrescenta Ferreira.

O post iez! fecha acordo com a Highline e inicia este ano ativação do 5G apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

7 jogos grátis para resgatar e jogar no PC, consoles e mobile
10 notícias mais importantes da semana (26/02 a 01/03)
Sem sinal? Clientes TIM reclamam de falha na rede de telefonia móvel
WhatsApp atualiza e agora é possível pesquisar conversas por data
Entenda o final de O Astronauta, filme da Netflix com Adam Sandler
Xbox: jogos com até 95% de desconto para Xbox One e Series S|X
PIB de informação e comunicação cresce 2,6% em 2023
Claro atinge 10 milhões de assinantes na banda larga fixa em janeiro
Justiça ordena que a Meta mude de nome no Brasil; entenda
Com quase 1 milhão de alunos, Vitru Educação coloca a IA para atender estudantes