IA e inteligência emocional, as habilidades mais importantes para profissionais de marketing e vendas

Profissionais de Marketing e Vendas apontam conhecimento em Inteligência Artificial (39%) como a principal hard skill para os próximos 5 anos, enquanto inteligência emocional (36%) e pensamento analítico e crítico (35%) como as soft skills mais necessárias para a carreira. As informações foram apresentadas na pesquisa “Panorama das Carreiras 2030: o que esperar das profissões até o final da década?”, elaborada pela TOTVS, em parceria com a H2R Insights e Trends.

O estudo aponta que as habilidades técnicas observadas pelos profissionais acompanham as tendências do mercado, que cada vez mais se utiliza de ferramentas com IA para potencializar os negócios. Entre as demais competências necessárias para trabalhar com marketing e vendas nos próximos anos, foram mencionadas gerenciamento de projetos (29%), análise de dados (28%), marketing (26%) e mídias digitais e análise de negócios (ambas com 25%).

Em relação às habilidades comportamentais apontadas como necessárias para o “profissional do futuro”, os profissionais de marketing e vendas entrevistados citaram, além da inteligência emocional, competências como criatividade (30%), liderança e influência social (25%), negociação (23%) e empatia e escuta ativa (22%). 

Quando questionados sobre quais habilidades eles precisam desenvolver de forma mais urgente, 75% destes profissionais destacaram ao menos uma hard skill e 38% pelo menos uma soft skill. Entre as competências técnicas estão conhecimentos de tecnologias, gestão de projetos/tempo/negócios, e aprender um novo idioma; entre as competências comportamentais, estão gestão de pessoas, comunicação e oratória, inteligência emocional, negociação e liderança. 

Perfil dos entrevistados 

Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos 477 participantes do Universo TOTVS 2023. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas. Desses, 37% ocupam cargos de alta liderança; 35% são analistas; 17% são coordenadores/supervisores; 6% são especialistas; e 5% são estagiários.

Atualização pessoal e profissional

Para se manterem atualizados, o estudo mapeou que os profissionais das quatro personas entrevistadas privilegiam a realização de cursos de curta duração, sejam online ou presenciais (56%), mas também o fazem por meio de vídeos no YouTube (51%) e lendo artigos, sites, blog online (42%) e livros (37%).

Para acessar o conteúdo completo do estudo “Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década”, acesse o site: Link

Tags

Compartilhe

ASUS anuncia evento de lançamento virtual do Zenfone 11 Ultra
Xiaomi e Leica anunciam o Instituto Óptico Xiaomi x Leica, inovando no campo da imagem móvel
Vivo é avaliada positivamente por analistas financeiros
Meta vai lançar pulseira com detecção de movimento em breve
Batalha das Solteiras: dorama terá segunda temporada na Netflix?
Vida útil da bateria do iPhone 15 pode durar o dobro do prometido, afirma Apple
Mulher compra iPhone na Amazon e recebe embalagem de leite condensado
Reoneração da folha: Em manifesto, setores pedem projeto de lei
Trustee DTVM quer influenciar rumos da Oi
Galaxy M15 5G deve ter boa bateria e carregamento rápido