Governo da Itália apresenta lance pela Sparkle, do Grupo TIM

O governo da Itália apresentou hoje, 31, um lance para comprar a Sparkle, empresa de atacado do Grupo TIM, dona de redes submarinas internacionais de transporte de dados. A oferta parte do Ministério das Finanças e da Economia.

A proposta, afirma a companhia, está aberta a ajustes caso haja manutenção da TIM como minoritária enquanto um novo plano estratégico for implementado. O governo se tornará majoritário e deve assumir por completo a Sparkle ao longo do tempo – quanto, no entanto, não foi revelado. A empresa também não diz o valor proposto. Para estatizar a Sparkle, o governo italiano editou um decreto autorizando o procedimento em 2023.

A proposta é válida por 15 dias e será analisada pelo conselho de administração do Grupo TIM no próximo dia 7 de fevereiro.

Segundo a agência de notícias Reuters, o negócio é resultado de negociações que envolvem também o fundo norte-americano KKR. Este comprou a infraestrutura de rede fixa do Grupo TIM, a Netco, por 19 bilhões de euros. Mas a conclusão do negócio depende das conversas com o governo, que vê nos ativos de telecomunicações importância estratégica nacional. Assim, a Netco terá participação do governo, com poder de veto.

A rede de cabos submarinos da Sparkle, que conta com pontos de presença (PoP) no Brasil, tem mais de 600 mil km. Inicialmente, o Grupo TIM planejava vender a subsidiária junto da NetCo, unidade de rede fixa. No entanto, ao longo das negociações, os ativos foram separados.

Pelo comunicado desta quarta do Grupo TIM, não está claro se o fundo KKR também participa do lance apresentado pelo Ministério da Economia. A venda de ativos é parte do plano de reestruturação do Grupo TIM.

O post Governo da Itália apresenta lance pela Sparkle, do Grupo TIM apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

10 notícias mais importantes da semana (26/02 a 01/03)
Sem sinal? Clientes TIM reclamam de falha na rede de telefonia móvel
WhatsApp atualiza e agora é possível pesquisar conversas por data
Entenda o final de O Astronauta, filme da Netflix com Adam Sandler
Xbox: jogos com até 95% de desconto para Xbox One e Series S|X
PIB de informação e comunicação cresce 2,6% em 2023
Claro atinge 10 milhões de assinantes na banda larga fixa em janeiro
Justiça ordena que a Meta mude de nome no Brasil; entenda
Com quase 1 milhão de alunos, Vitru Educação coloca a IA para atender estudantes
Sistema antifraude da Biz terá atendimento via WhatsApp