Google apresenta o ‘Circle to Search’, uma nova maneira de buscar em informações no Android utilizando gestos

O Google anunciou uma nova forma de busca em smartphones Android chamada “Circle to Search“. A funcionalidade permitirá que os usuários busquem em qualquer lugar de seus telefones usando gestos como circulação, destaque, rabisco ou toque. A adição, explica o Google, foi projetada para tornar mais natural interagir com a Pesquisa Google sempre que surgir uma pergunta, como ao assistir a um vídeo, visualizar uma foto dentro de um aplicativo social ou conversar com um amigo por mensagens, por exemplo.

Siga o tecflow no Google News!Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google PodcastSpotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui.

Circle to Search é um tanto enganoso para a nova capacidade do Android, pois está mais relacionado à interação com o texto ou imagem na tela para iniciar a busca e nem sempre por meio de um gesto de “circulação”.

O gesto de circulação é apenas uma opção que você pode usar para iniciar uma busca, como quando deseja identificar algo em um vídeo ou foto. Por exemplo, se estiver assistindo a um vídeo de comida com um cachorro-quente coreano, você poderia perguntar “Por que esses são tão populares?” depois de circular o item.

A funcionalidade pode ser acionada por outros gestos também. Se estiver conversando em um aplicativo de mensagens com um amigo sobre um restaurante, você poderia simplesmente tocar no nome do restaurante para ver mais detalhes sobre ele. Ou você poderia deslizar sobre uma série de palavras para transformar essa sequência em uma busca, explica a empresa, como o termo “thrift flip” que aparece ao assistir a um vídeo curto do YouTube sobre brechós, outro exemplo mostra.

Quando estiver interessado em algo visual em sua tela, você pode circular ou rabiscar sobre o item. Por exemplo, o Google sugere que você poderia circundar os óculos de sol que um criador usou em seu vídeo ou rabiscar em suas botas para procurar itens relacionados no Google sem precisar alternar entre diferentes aplicativos. O gesto de rabisco pode ser usado em imagens e palavras, observa o Google.

Os resultados da busca que os usuários verão serão diferentes com base em sua consulta e nos produtos do Google Labs em que optarem por participar. Para uma busca simples de texto, você pode ver resultados de busca tradicionais, enquanto uma consulta que combina imagem e texto — ou “multibusca”, como o Google chama — usa inteligência artificial generativa. E se o usuário estiver participando do experimento Google Search Generative Experience (SGE) oferecido pelo Google Labs, eles receberão respostas alimentadas por IA, assim como em outras consultas SGE.

A empresa acredita que a capacidade de acessar a busca de qualquer aplicativo será significativa, pois os usuários não precisarão mais interromper o que estão fazendo para iniciar uma busca ou tirar uma captura de tela como lembrete para buscar algo mais tarde.

No entanto, a funcionalidade também chega em um momento em que a influência da Pesquisa Google está diminuindo. A web foi dominada por páginas otimizadas para SEO e spam, tornando mais difícil encontrar respostas por meio da pesquisa. Ao mesmo tempo, os chatbots de IA generativa agora estão sendo usados para complementar ou até mesmo substituir pesquisas tradicionais. Isso poderia impactar negativamente o negócio principal de publicidade do Google se mais pessoas começarem a obter suas respostas em outro lugar.

Transformar toda a plataforma de telefone Android em uma superfície de busca, então, é mais do que apenas uma mudança “significativa” para os consumidores — é algo como uma admissão de que o negócio de Pesquisa do Google precisa ser fortalecido por uma integração mais profunda com o próprio sistema operacional do smartphone.

A funcionalidade foi um dos vários anúncios de IA do Google em Gemini, Google Mensagens e Android Auto anunciados no evento de hoje. Ela também chega ao lado de uma nova funcionalidade de visão geral alimentada por IA para multibusca no Google Lens.

O Circle to Search será lançado em 31 de janeiro nos novos smartphones da série Galaxy S24, anunciados hoje no evento da Samsung, bem como em smartphones Android premium, incluindo o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro. Estará disponível em todos os idiomas e locais onde os telefones estão disponíveis. Com o tempo, mais smartphones Android darão suporte à funcionalidade, afirma o Google.

Fonte: Techcrunch

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Tags

Compartilhe

Aproveite: Loja Oficial Autorizada da Huawei abre com descontos incríveis
Clientes Claro reclamam das mudanças dos planos do Max
MAPFRE reduz 72% dos contatos diretos na central de atendimento
Pesquisa mostra padrões de troca do Android para iOS; confira
O que esperar da AGC da Oi? Adiamento, novo stay period e fala da Anatel
Abrintel fará evento sobre segurança no trabalho em telecomunicações
Vivo cresce no mercado de jogos com suporte via Discord e lança serviço Fibra Gamer
GOV.BR é a página de governo mais acessada do mundo
NEC e Sumitomo unem esforços com foco no agronegócio
SKY adota cobrança digital e gera economia de R$ 6 milhões