Especialistas do IEEE elegem gêmeos digitais como tecnologia decisiva para crescimento econômico sustentado

Prevenir falhas, reduzir riscos de acidentes e obter dados exatos para tomada de decisões que ajudem a aprimorar a eficiência e segurança dos setores industriais e infraestrutura, além da redução de desperdícios. Estes são alguns benefícios da tecnologia Gêmeos Digitais, que vem colaborando para crescimento econômico global sustentado, e a consequente melhoria de qualidade de vida da população, segundo especialistas do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE),  organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia.

Essa aplicação permite criar através através da modelagem em softwares específicos a representação ou modelo virtual de um objeto, de processos, de sistemas e situações do mundo real.

Segundo o IEEE,  com os gêmeos digitais é possível monitorar com qualidade diferentes tipos de ambientes, prevenir falhas, reduzir riscos de acidentes e, principalmente, obter dados exatos para tomar decisões que ajudem a aprimorar a eficiência, a segurança e a redução de desperdícios.

Os setores de indústria e infraestrutura, que inclui saneamento, transporte, energia e telecomunicação, estão entre os mais beneficiados. Mas, igualmente, os centros de pesquisas que estudam mudanças climáticas e atuam na área de saúde.

“A tecnologia de gêmeos digitais, associada ao metaverso (que combina realidade aumentada e ambientes virtuais), viabiliza melhorias e ajustes necessários na indústria, na saúde e no planejamento urbano. Pode ser utilizada, por exemplo, para organizar distribuição de energia e otimizar espaços em situações de mudanças climáticas”, diz Cristiane Agra Pimentel, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana.

No Brasil, ela afirma que a inovação em engenharia pode reduzir os problemas na cadeia de abastecimento na indústria e no agronegócio, em diferentes regiões, como o Nordeste. Pimentel destaca o amplo uso do blockchain no armazenamento e compartilhamento seguro de informações em rede na indústria e outros setores da economia. “Algumas das tecnologias relevantes englobam a estratégia omnichannel e a IoT para aprimorar a conectividade e o tempo de entrega, e o blockchain para segurança de dados”, explica Cristiane.

Ela acrescenta que o mundo acompanha o crescimento das pesquisas para o uso da IA em tarefas rotineiras. E prevê que a área da saúde é uma das que mais pode ganhar com a inovação na engenharia, como, por exemplo, prevenção de doenças, realização de diagnósticos precoces e atendimentos seguros e eficientes, proporcionando bem-estar às populações e com menor custo.

“É possível colocar sensores para monitorar túneis, pontes e rodovias e capturar dados em tempo real”

Também Juan Galindo, membro do IEEE, enfatiza a aplicação de gêmeos digitais, metaverso e IoT para proporcionar melhora na qualidade de vida. No setor de transportes e mobilidade urbana são muitos os benefícios, como prevenção de desastres e redução dos gastos com manutenção, afirma o especialista.

“É possível colocar sensores para monitorar túneis, pontes e rodovias e capturar dados em tempo real. Essas informações podem ser pré-processadas no local ou enviadas via IoT a um servidor. A tecnologia está tornando estradas, pontes, ferrovias e portos seguros e eficientes. Para ilustrar, é possível detectar com antecedência a degradação de uma ponte ou de uma estrada e fazer as manutenções corretivas, antes que os problemas prejudiquem os usuários. A utilização da IoT nos portos permite o rastreamento em tempo real das mercadorias”, comenta Galindo.

Ainda com relação aos gêmeos digitais, Galindo enfatiza que um grande ganho é a maior segurança no ambiente de trabalho. Com esse conhecimento é possível simular cenários para preparar profissionais ainda sem experiência e, assim, diminuir o risco de acidentes. “Com os gêmeos digitais conseguimos antecipar erros e ter respostas em tempo real. E com a IoT o engenheiro pode analisar se um profissional está usando corretamente os equipamentos de segurança. São muitas as aplicações”, diz Galindo.

Na visão dos especialistas do IEEE, a integração de diferentes tecnologias permite fazer análises corretas visando prevenção e intervenções precisas e rápidas para mitigar os efeitos danosos de situações decorrentes das mudanças climáticas, como ondas de calor, enchentes, seca, temporais e ventos fortes.

Dados valiosos para um país cuja economia está fortemente ligada ao agronegócio. Uma referência é o uso de drones para o monitoramento de fazendas, em atividades como irrigação, controle de pragas e condições do solo.

Tags

Compartilhe

Aproveite: Loja Oficial Autorizada da Huawei abre com descontos incríveis
Clientes Claro reclamam das mudanças dos planos do Max
MAPFRE reduz 72% dos contatos diretos na central de atendimento
Pesquisa mostra padrões de troca do Android para iOS; confira
O que esperar da AGC da Oi? Adiamento, novo stay period e fala da Anatel
Abrintel fará evento sobre segurança no trabalho em telecomunicações
Vivo cresce no mercado de jogos com suporte via Discord e lança serviço Fibra Gamer
GOV.BR é a página de governo mais acessada do mundo
NEC e Sumitomo unem esforços com foco no agronegócio
SKY adota cobrança digital e gera economia de R$ 6 milhões