Em parceria com a Cruz Vermelha, Surf Telecom distribuiu quase 2500 chips para refugiados em 2023

Em parceria com a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP), a Surf Telecom, agregadora de MVNOs do Brasil, forneceu 2.483 chips de celular ao Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) em 2023 – um aumento de 187% em comparação com 2022, ano de início da colaboração, quando a Surf entregou 926 chips.

O RLF é uma iniciativa que engloba uma série de atividades com o propósito de auxiliar migrantes e refugiados no processo de restabelecimento e manutenção do contato entre entes queridos, protegendo contra separações e desaparecimentos ocasionados por desastres, conflitos armados e migrações internacionais.

Somente em 2022, o estado de São Paulo registrou quase oito mil pedidos de refúgio, de acordo com a plataforma DataMigra, do Ministério da Justiça. Atuando em abrigos de São Paulo e Guarulhos, a iniciativa  da Surf com o RLF atendeu, no ano passado,  pessoas de mais de 20 nacionalidades, sendo os países mais recorrentes Angola (35,1%), Venezuela (18 %), Afeganistão (17,6%) e Haiti (11,3%).

A maioria dos migrantes e refugiados é formada por homens (55%), principalmente entre 30 e 49 anos. 93,5% dos que receberam chips pretendem usá-lo para contato familiar, enquanto 41,7% mantêm contato diário com seus familiares.

De acordo com informações da parceria Surf-CVSP, 41,6% dos refugiados estão sozinhos no Brasil e 55,1% têm familiares em pelo menos um país, o dado destaca a importância de criar meios para a manutenção de laços com entes queridos separados por processos migratórios; Ainda segundo os dados, 83,9% do público mantêm contato com seus familiares por meio de aparelho celular próprio, sendo que 62% acessam a  internet diariamente; 56% acessam a  internet via dados móveis; e 58% possuem algum tipo de dificuldade em acessá-la.

A Cruz Vermelha São Paulo também considera expandir a atuação do RLF para outras regiões do estado, como explica Catherine Da Silva Castanheira, coordenadora do projeto.

Tags

Compartilhe

Olimpíadas 2024: saiba como a IA será utilizada durante os jogos de Paris
7 Days to Die: após mais de 10 anos, jogo de sucesso da Steam está saindo do acesso antecipado
Blocos de construção da vida na Terra podem se criar no espaço, diz estudo
Sercomtel terá que explicar à agência mudança no perfil do endividamento
Claro é condenada a indenizar consumidor por cobrança indevida
Motorola apresenta recursos adicionais de IA para o Moto X50 Ultra
Caiu no golpe do Pix? Confira como recuperar o dinheiro
Anatel atualiza normas de segurança para carregadores de celular; veja
V.tal diz que continua neutra e que a ClientCo será segregada
Anatel inicia prazo para testes de conexão direta entre celular e satélite