Em 2022, o Pix foi responsável por 15% de todas as transações de pagamentos em tempo real do mundo, segundo o estudo Prime Time for Real Time Report, divulgado este ano. A projeção do Banco Central é que a média de transações mensais do Pix por pessoa de 15 anos ou mais cresça em mais de três vezes até 2027.
Para atender à crescente demanda, acompanhada de avanços tecnológicos, o maior hub do mercado financeiro, a RTM, empresa da ANBIMA e da B3, anunciou ampliação de sua infraestrutura de rede e nuvem por meio da certificação avançada da Red Hat, líder mundial em soluções empresariais open source.
A RTM é Red Hat Certified Cloud and Service Provider (CCSP) desde 2020 e, com a parceria avançada, passa a oferecer o contêiner multinuvem líder do setor, o Red Hat OpenShift , uma plataforma unificada feita para desenvolver, modernizar e implantar aplicações em escala que atende a requisitos de conformidade, desempenho e segurança e é a mesma utilizada pelo Banco Central desde o lançamento do Pix.
“Essa certificação avançada nos permite ampliar ainda mais a performance e a consistência dos pagamentos instantâneos para o público final. Como provedores de tecnologia e gerenciadores da infraestrutura física e virtual (rede e nuvem), nosso papel é garantir as melhores soluções de integração do mercado financeiro, e a certificação avançada da Red Hat integra essa meta”, explica o CEO da RTM, André Mello.
A JD Consultores, por meio da solução JDPI 33% das transações Pix, utiliza o datacenter da RTM para hospedar o seu PSTI (Provedor de Sistema de Tecnologia de Informação) e em breve estará utilizando a nova infraestrutura. Segundo João Jardim, fundador e CEO da JD Consultores, “em uma operação missão crítica como o Pix, a performance e o suporte são crucias para o sucesso. Acreditamos que as inovações implementadas pela RTM trarão ainda mais escala para o ambiente, contribuindo para o ecossistema como um todo”.
Para o Diretor do Ecossistema de Parcerias e Alianças da Red Hat Brasil, Eduardo Shimizu, o uso da certificação CCSP pela RTM representa um ganho de mercado relevante para todo o setor financeiro. “Escalar com inovação, flexibilidade e segurança é uma das grandes prioridades da Red Hat com seus parceiros e clientes; agora, graças ao programa Red Hat Certified Cloud and Service Provider, todo o ecossistema econômico pode se beneficiar com a proposta. De empresas que buscam padrões de qualidade a consumidores acostumados com as metodologias da Red Hat, a certificação oferece um controle de qualidade rígido no mercado e promete um efeito multiplicador em todos os segmentos que abrange”, afirma Shimizu.