Pesquisa TecBan e Datafolha aponta barreiras técnicas vivenciadas no uso de transações eletrônicas

A TecBan e o Datafolha apresentam a pesquisa “Relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros e com caixas eletrônicos”, que investigou os hábitos e demandas da população em relação aos bancos e aos meios de pagamentos.

De acordo com o levantamento, problemas com internet e com conexão com banco ou cartão são dificuldades que já acometeram pelo menos metade dos brasileiros. Quase a metade dos brasileiros não conseguiu fazer alguma transação financeira por instabilidade da conexão de internet. “Por isso, que temos uma grande preocupação em manter um alto índice de disponibilidade dos caixas eletrônicos. É um canal de serviço e ponto de relacionamento da população com suas finanças”, pondera Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas.

“A nossa pesquisa mostrou que mais de 2/3 da população já enfrentou algum problema de conexão para fazer transações financeiras. O desafio de conectividade no Brasil é uma realidade e isso significa que existem regiões sem sinal, mas também população sem acesso ao pacote de dados. As limitações de conexão impactam na inclusão financeira dos brasileiros”, explica Patricia Santana, gerente da TecBan, responsável pela condução da pesquisa junto ao DataFolha.

No caso da dificuldade do acesso pelo cartão “não podemos determinar a origem da dificuldade, mas certamente há uma carência de infraestrutura de telecomunicação no Brasil”, completa Patrícia.

Caixa ATMs

Questionada como a Tecban pode ajudar os varejistas, a executiva explica que “a Tecban tem mais de 24 mil caixas eletrônicos, distribuídos em 1100 municípios, garantindo acesso para 159 milhões de brasileiros. Temos uma concentração maior no Sudeste, Norte e Nordeste. “Somos uma rede independente de caixas eletrônicos que conecta mais de 150 instituições, portanto estamos posicionados dentro da jornada do brasileiro em pontos complementares à infraestrutura bancária existente”.

“Nós temos a nossa própria operadora de telecom, que atua de forma redundante nas regiões com os dois melhores sinais 4G e 5G, que garante 98% de disponibilidade da conectividade. Com o LinkBooster, fazemos instalação sem fios, com implantação rápida”, finaliza.

A pesquisa demonstra que:

O estudo conduzido pelo Datafolha a pedido da TecBan foi realizado de forma on-line através de painel de internautas, entre os dias de 25 de setembro a 6 de outubro de 2023, com abrangência nacional. Foram entrevistadas 1.519 pessoas, de todas as classes econômicas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. 

Tags

Compartilhe

SUPER LANÇAMENTO - GBIC DA INFO M SOLUTIONS - DANILO MACHADO
ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS PARA PROVEDORES DE INTERNET - PROSPER CAPITAL
VENDAS, LIDERANÇA E MARKETING PARA SEU PROVEDOR - NOBERTO LULU
MITOS & VERDADES - NOVOS SERVIÇOS PARA ISP COM A CDNTV
VALE A PENA OFERECER PLANO DE 1GIGA? - ASAP TELECOM
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO