Como a lente ultralarga se tornou a segunda opção padrão para todos os smartphones, exceto os mais premium

O padrão de ter duas lentes, uma grande angular e outra ultralarga, tornou-se a norma para a maioria dos smartphones, deixando de lado apenas os modelos mais caros do mercado. A configuração padrão de câmera, que costumava incluir uma lente grande angular e uma de zoom, evoluiu com o tempo.

Siga o tecflow no Google News!Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google Podcast Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui.

Num passado recente, telefones como o iPhone 7 Plus até o iPhone XS seguiam o padrão de ter um atirador grande angular normal e uma lente de zoom óptico 2x nativa. Mesmo dispositivos Android acessíveis, como o Xiaomi Mi A1, adotavam uma abordagem semelhante.

Entretanto, a reviravolta ocorreu com o lançamento do iPhone 11 pela Apple. Nesse ponto, a mensagem era clara: a lente ultralarga tornou-se essencial. O zoom óptico foi consequentemente reservado para os modelos Pro, que ostentavam preços significativamente mais altos. Como é comum na indústria, o que a Apple faz, os outros seguem, semelhante ao desaparecimento da entrada de fone de ouvido de 3,5 mm.

A série S padrão da Samsung é uma exceção, já que inclui uma lente de zoom, mas esses modelos estão na faixa superior e firmemente posicionados como modelos premium. No entanto, a maioria dos telefones convencionais no mercado recente, excluindo aqueles com os rótulos Pro ou Ultra, geralmente oferece apenas uma lente ultralarga, possivelmente com a inclusão de um sensor macro ou de profundidade para criar a ilusão de um dispositivo mais avançado.

Você pode agradecer à Apple e ao iPhone 11 por tornarem as lentes ultralargas o padrão na indústria de smartphones (Crédito: Notebookcheck)

A preferência entre zoom ou ultralarga é uma questão pessoal. Embora os sensores “amplos” padrão possam oferecer um zoom modesto com pouca ou nenhuma degradação na qualidade percebida, um zoom óptico proporciona mais versatilidade ao fotografar, eliminando a necessidade de cortar a imagem. A lente “grande angular” padrão já é suficientemente ampla, e a ultralarga na maioria dos smartphones modernos pode tornar até mesmo uma vista ampla pequena demais para apreciar a escala.

A Apple pode argumentar que toda a sua linha atual (com exceção do iPhone SE 2) inclui um zoom óptico de 2x, mas a manipulação de números parece ser uma prática comum no departamento de marketing da empresa. Graças à Apple (assim como a ausência do fone de ouvido), a lente ultralarga tornou-se o padrão para aqueles que desejam evitar os preços mais altos dos modelos Pro ou Ultra. No final, a escolha entre uma carteira mais leve ou uma configuração de câmera comprometida fica a critério do consumidor.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Tags

Compartilhe

Positivo Servers & Solutions Eleva o Programa de Canais PSS Connect com Mais de 180 Parceiros e Incentivos Financeiros
Referência a Silent Hill em trailer de OD? Kojima deixa enigma
Os Simpsons: ChatGPT transforma cientistas famosos em personagens do desenho
O que esperar da cibersegurança em 2024?
Maior velocidade de internet equivale a mais segurança? Aparentemente sim.
Google revela 10 jogos mais buscados em 2023! Veja o ranking
One UI 6.1 terá criador de wallpapers com IA e mais novidades, segundo rumores
Netflix recebe filme de suspense chocante! Conheça Tempo
BC dá mais um passo para o Pix automático, que começa em outubro de 24
Equipe do Inatel vai lançar nanossatélite nacional em foguete
%d