ANPD prorroga consulta sobre sandbox regulatório para IA

Consulta pública sobre sandbox regulatório questiona como detalhes de como trabalhar com IA e os impactos na gestão de dados | Foto: Freepik

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) decidiu prorrogar a consulta pública sobre sandbox regulatório para inteligência artificial (IA) e proteção de dados até 1º de dezembro. O prazo, aberto no início de outubro, se encerraria nesta quarta-feira, 1º. As contribuições devem ser enviadas por meio da Plataforma Participa + Brasil.

“A prorrogação ampliará o diálogo com as organizações participantes e dará mais tempo para as contribuições, o que aprimorará o desenho do projeto”, afirmou a Autoridade em nota.

Analisa-se o programa piloto de sandbox regulatório da ANPD, que consiste em um ambiente controlado para testar tecnologias associadas à IA desenvolvidas pelos participantes. O objetivo é que, a partir da inovação nesse espaço, haja a implementação de boas práticas para garantir a conformidade com as normas de proteção de dados pessoais.

A consulta pública tem como base 17 questões que abordam, entre outros pontos, sobre quais sistemas de IA devem ser considerados, se o sandbox deveria focar na suspensão temporária da incidência de dispositivos de leis e regulamentos atuais, ou adotar um modelo diferente, se deveria ser aberto para o setor público e privado, e quais medidas poderiam ser adotadas para garantir que qualquer uso indevido ou consequências não intencionais sejam responsabilizados.

O sandbox regulatório da ANPD está sendo concebido em colaboração com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), que compartilhou metodologias, conhecimentos e experiências para o desenvolvimento de outros programas na região. Os documentos disponibilizados ao público incluem extenso estudo técnico sobre o tema.

O tema de IA vem sendo tratado com cautela pela ANPD, que defende suas competências na regulação. A consulta pública acontece ao mesmo tempo em que se discute o Projeto de Lei 2338/2023 – conhecido como Marco Legal da IA no Brasil –, apresentado em maio de 2023 no Senado Federal. Em paralelo, a ANPD também trabalha em um documento que vai reunir contribuições para a proposta legislativa, a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

O post ANPD prorroga consulta sobre sandbox regulatório para IA apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Governos vigiam usuários da Apple e do Google através de notificações push
Agora vai? Bitcoin tem retomada e alcança os US$ 42 mi
Decepção? The Day Before estreia na Steam com críticas pesadas de jogadores
Teoria da matéria escura resolve 2 enigmas astrofísicos de uma vez
Inteligência Artificial: Mais de 54 mil vagas em tecnologia no Brasil
E se alguém roubasse a sua sequência de DNA? Veja os riscos
Prêmio de Cyberpunk 2077 no TGA é um tapa na cara do público - Opinião
O Mundo Depois de Nós é bom? Veja notas, trailer e sinopse do novo filme da Netflix
Stremio lança aplicativo para Smart TVs da Samsung
Se a saúde da sua empresa fosse baseada na sua saúde, como o seu negócio estaria?
%d