O crescimento do setor de tecnologia da informação leva à demanda por soluções eficientes e seguras e vice-versa. Com isso, empresas especializadas em servidores passam a oferecer ainda mais inovações que impulsionam a proteção dos dados. “O crescimento no número de tentativas de cibercrimes é alarmante. Sabemos que a indisponibilidade de sistemas pode ter um impacto extremamente alto na operação e resultados das empresas”, afirma Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions.
Siga o tecflow no Google News!Participe dos nossos canais no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui.
O Brasil é líder no ranking de ciberataques na América Latina, de acordo com um relatório da Netscout System. Segundo o levantamento, o país concentra 39,23% desse tipo de ocorrência registrado no território latino-americano. Foram 285.529 ataques no Brasil apenas no segundo semestre de 2022. Desse total, 7.584 invasões foram direcionadas a servidores de processamento de dados.
A Positivo Servers & Solutions, empresa especializada na produção e comercialização de servidores, storages, mini PCs e soluções de infraestrutura de TI para negócios e serviços, tem se destacado no segmento por oferecer inovações que impulsionam a performance e a proteção dos dados. Os equipamentos produzidos pela companhia, que é parte da Positivo Tecnologia, contam com recursos de segurança altamente aprimorados, em conformidade com a norma SP-800, do NIST (National Institute of Standards and Technology).
“O NIST é um instituto americano que estabelece padrões normativos voltados à segurança em equipamentos de TI”, explica Campos. “Essa camada de proteção integrada ao hardware torna os servidores mais resilientes em um ambiente tecnologicamente dinâmico e sujeito a ameaças crescentes. Além disso, as soluções que entregamos permitem integração transparente com recursos de backup e recuperação de desastre, essenciais na proteção e gerenciamento dos dados”, prossegue.
Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions.
Também os dispositivos de nuvem híbrida, fornecidos pela Positivo Servers & Solutions, integram-se à proteção de dados com o avanço tecnológico de parceiros líderes no segmento como Veeam, Commvault, entre outras.
“As novas aplicações precisam ser desenhadas de forma a garantir o transporte de um grande volume de dados com eficiência e integridade, utilizando mecanismos de criptografia e possibilitando a recuperação em caso de perdas de dados. Assim, como nas estruturas on premise, a definição de uma política de recuperação de desastres e backup na nuvem é fundamental”, diz o CEO.
Campos lembra ainda que quando se trata de ataques cibernéticos por meio das técnicas de phishing, o usuário final é a principal porta de entrada das vulnerabilidades.
“O primeiro passo para a proteção de dados é sempre a conscientização do usuário com relação a senhas e sensibilidade de informações”, sugere o executivo.
“Adicionalmente devem ser considerados aspectos de segurança da infraestrutura de rede, incluindo sistemas de firewall, de criptografia, de atualização de patches de segurança e gerenciamento que permitam a identificação de atividades suspeitas. Por fim, a definição de uma política de recuperação de desastres e backup é essencial para garantir a continuidade dos negócios em caso de falhas, exclusões acidentais ou eventos catastróficos.”
Com o advento da cloud computing, as medidas de segurança precisam ser redobradas nos endpoints, diz o empresário.
“Ao utilizar serviços em nuvem, os usuários devem considerar as diversas camadas de proteção, que começam com o uso de conexões seguras HTTPS, criptografia, controles de acesso com autenticação multifator, backup e mecanismos de recuperação de desastre”, recomenda.
Para a Positivo Servers & Solutions é fundamental manter o contínuo fortalecimento do ecossistema de parceiros com um portfólio inovador de produtos e soluções.
“Queremos ajudar nossos clientes a endereçarem suas estratégias, principalmente, em direção à nuvem híbrida. Dessa forma, o tema segurança está interligado com os mecanismos de Inteligência Artificial (IA), que podem ser utilizados para identificar padrões de comportamento, prever falhas e aprimorar a segurança, detectando atividades suspeitas.”
Desde 2009, a empresa é cessionária exclusiva da tecnologia e da marca Supermicro no Brasil, empresa americana que possui o mais completo portfólio de servidores GPU destinados a aplicações de IA e aprendizado de máquina (ML).
“Além da Supermicro, atuamos com grandes parceiros como Nutanix, Hitachi, Commvault, Microsoft, Nvidia, Intel e AMD entre outros, sempre entregando soluções de última geração, da borda à nuvem e com todos os requisitos de segurança necessários para entregar soluções sob medida para cada cliente”, finaliza.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.