Tribunal Penal Internacional divulga ter sofrido ataque cibernético

O Tribunal Penal Internacional (TPI) divulgou nesta terça-feira, 19, um incidente de hacking, segundo a Agência Reuters, uma violação de uma das instituições internacionais mais importantes do mundo.

A ICC disse ter detectado atividades incomuns em sua rede de computadores no final da semana passada, o que gerou uma resposta que ainda estava em andamento. Um porta-voz se recusou a comentar a gravidade do hack, se foi totalmente resolvido ou quem pode estar por trás dele.

“Foram adotadas medidas imediatas para responder a este incidente de segurança cibernética e para mitigar o seu impacto”, afirmou o TPI num breve comunicado.

O TPI é o tribunal permanente de crimes de guerra em Haia, criado em 2002 para julgar crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Os promotores do tribunal estão atualmente conduzindo 17 investigações sobre situações na Ucrânia, Uganda, Venezuela, Afeganistão e Filipinas, entre outros.

Documentos altamente sensíveis no TPI poderiam incluir qualquer coisa, desde provas até nomes de testemunhas protegidas, embora o tribunal não tenha divulgado que parte dos seus sistemas foi acedida, diz a Reuters.

Tags

Compartilhe

Cobra Kai, O Urso e mais: os principais lançamentos da semana
Flintlock, Kunitsu-Gam e mais: os lançamentos de jogos na semana (14/07)
Missão Plutão: como seria pousar no planeta anão?
A Casa do Dragão: conheça a guerra civil medieval real que inspirou a série
Mi Band 9 pode ter bateria maior e novas opções de cores, sugere vazamento
GTA San Andreas: como fazer a missão 'In the Beginning'?
Lexar Armor 700 é o SSD externo de até 4 TB que resiste até à água - Review
Segunda temporada de As Bruxas de Mayfair: veja trailer, data de lançamento e mais
Os 10 melhores processadores de celular
PS4: confira os principais jogos lançados para o console em 2024