José Múcio Monteiro – Ministro da Defesa – Foto: Divulgação | TCU
A solenidade de comemoração da Huawei, que ontem, 5, celebrou 25 anos no Brasil, contou com a presença de ministros de Estado, que foram à noite na festa de gala da empresa. E, como sinais dos novos tempos, uma das autoridades que estavam presentes, inclusive manifestando-se formalmente, era o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
O governo Bolsonaro fez inúmeras iniciativas, que acabaram não se concretizando, de banir a empresa que tem a maior presença na área de tecnologia para as telecomunicações do país, o que seria um gesto de proximidade com os Estados Unidos, que iniciaram o processo de rompimento com todas as empresas de tecnologia da China e mantêm essa posição.
Com a resistência das operadoras de telecom que atuam no mercado brasileiro, que temiam pelo encarecimento dos custos das redes se a fabricante fosse obrigada a deixar o país, o ex-ministro das Comunicações, Fábio Faria, acabou criando o projeto da construção de uma “rede privativa” do governo para que as comunicações oficiais não ficassem sujeitas a tecnologias externas.
Viagem
Na viagem recente do presidente Lula à China uma das instalações da Huawei chegou a ser visitada por ele e sua comitiva. E como resultado dessa aproximação não apenas de nações, mas também de estratégias empresariais, o governo decidiu que um dirigente da empresa participe também o Conselhão, ou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que reúne diversos representantes do empresariado e da sociedade para sugerir uma agenda de desenvolvimento. Já integram esse conselho, por exemplo, os presidentes da Claro, José Félix, e da Vivo, Christian Gebara. Agora, a Huawei será representada por Atílio Rulli, VP de Relações Institucionais da empresa para América Latina e Caribe.
O Brasil precisa
Em suas saudações na noite de ontem, o ministro da Defesa, José Múcio, falou sobre a necessidade de o país avançar na cobertura digital para chegar aos “desertos” sem acesso à conectividade e chegou a afirmar que o “Brasil precisa da Huawei”.
Participaram também da solenidade as ministras de Ciência e Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O post Ministro da Defesa de Lula participa de solenidade da Huawei apareceu primeiro em TeleSíntese.