Localiza&Co gera mais de R$ 10 milhões em redução de custos na diretoria jurídica

Em parceria com o time de tecnologia, a diretoria Jurídica da Localiza&Co tem alcançado resultados significativos com a crescente transformação digital da Companhia. Com a digitalização de processos, a área se tornou mais eficiente e próxima ao negócio. Parte desse movimento é uma parceria com o netLex, uma startup que desenvolveu uma ferramenta para gestão ágil e assertiva de contratos.

O colaborador que deseja elaborar um contrato ou procuração fornece, diretamente na plataforma, dados necessários para a elaboração do documento, passando, quando necessário, por fluxos de aprovação, conforme previamente estabelecidos pelo time Jurídico. Esse procedimento gera mais autonomia e celeridade para a área de negócios: um processo que duraria 5 dias úteis passou a ser realizado em 2 minutos, sem perda de segurança jurídica.

Esse movimento contribuiu para uma mudança em relação à percepção da diretoria e dos clientes internos sobre o Jurídico, que agora é visto como uma área mais moderna, digital, atualizada e rápida, que entende melhor as necessidades do negócio. “Esse tipo de implementação só faz sentido para empresas que que já estão trilhando, fortemente, a sua jornada de transformação digital, como é o caso da Localiza&Co”, declara Suzana Fagundes, Diretora Executiva Jurídica da Companhia.

Atualmente, 93% dos contratos e quase 100% das procurações já saem da plataforma automaticamente alinhadas com os padrões da Companhia. Essa solução permitiu que a diretoria Jurídica evitasse, nos últimos três anos, gastos com elaboração de contratos em mais de R$ 10 milhões. Isso, graças ao engajamento das equipes e à ampliação do investimento em tecnologia.

Ganha-se em redução de custo, mas também em aumento de eficiência e agilidade, com uma gestão descentralizada e que dá autonomia ao colaborador. Um estudo do Goldman Sachs, realizado em 2021, aponta que de 10% a 30% dos custos operacionais poderiam ser reduzidos por meio de uma melhor gestão contratual. Já uma pesquisa da World Commerce and Contracting Association, de junho de 2023, mostra que até 20 % da receita anual de empresas podem ser perdidos por má gestão dos contratos.

De acordo com Fernanda Cabral, gerente de Contratos e Privacidade de Dados da L&CO, a cada emissão de um documento automatizado com o netLex, a L&CO economiza, pelo menos, quatro horas de um advogado, permitindo que ele tenha uma atuação mais estratégica e menos operacional. “Sem a utilização da solução e o engajamento de todo time, principalmente das áreas de negócio, seria preciso contratar mais 24 advogados para atender a demanda de contratos recebidos pela diretoria no primeiro semestre de 2023”, destaca.

Como a maior parte dos contratos é feita usando a minuta customizada pela L&CO e automatizada na ferramenta, há mais segurança jurídica. “Ao fazer uma gestão mais inteligente, os advogados deixam de ocupar um papel operacional e tornam-se mais estratégicos, disponibilizando o seu tempo de trabalho para, efetivamente, antecipar as demandas, se qualificar, identificar questões recorrentes e atuar em temas que agreguem mais valor ao negócio”, finaliza Suzana.

Flávio Ribeiro, CEO do netLex, comemora os excelentes resultados alcançados pela L&CO com o uso da plataforma: “O uso da tecnologia para uma boa gestão de documentos e a construção de fluxos de trabalho eficientes são fatores cada vez mais essenciais para o sucesso de grandes empresas, tanto operacional quanto financeiro, e os resultados que nós estamos vendo com a Localiza&Co comprovam isso. Para nós, do netLex, contribuir ativamente para melhorias que geraram números tão expressivos é motivo de muito orgulho e só reforça nossa missão de trazer cada vez mais inovação para a rotina corporativa”.

Tecnologia e inovação como premissa

Cada vez mais, a tecnologia e os negócios andam de mãos dadas. Prova disso é que um levantamento feito pela TOTVS, em agosto de 2022, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, apontou que 85% das empresas ampliaram os investimentos em tecnologia durante a pandemia e que, ao menos 75% das organizações, incluíram pautas sobre inovações em discussões de negócio. Ainda segundo o levantamento, 82% dos executivos disseram que as empresas estão abertas para mais investimentos em tecnologia e 76% dos tomadores de decisão a consideram como algo estratégico para suas empresas.

Não é de hoje que a Localiza&Co tem o seu olhar voltado para a inovação, sendo um mindset incentivado e priorizado em todas as frentes de negócio para qualificar ainda mais a jornada dos clientes. Criado em 2020, o Localiza Labs, laboratório de tecnologia e ciências de dados da Companhia, foi responsável, junto com as áreas corporativas e de negócio, pela criação de diversas inovações de mobilidade, como o Localiza Meoo, carro por assinatura da Companhia; Zarp Localiza, solução dedicada a motoristas de aplicativo; e expansão do Localiza FAST, locação 100% digital – desde a reserva até a retirada do carro com apenas um clique no celular.

Tags

Compartilhe

pure-storage-lanca-o-primeiro-copilot-de-ia-para-armazenamento
Pure Storage lança o primeiro copilot de IA para armazenamento
asus-e-o-pc-gamer-usado-mais-vendido,-segundo-olx
ASUS é o PC gamer usado mais vendido, segundo OLX
combate-a-pirataria-sera-automatizado,-diz-anatel
Combate à pirataria será automatizado, diz Anatel
ia-na-pratica:-febraban-tech-tera-mostras-de-usos-da-ferramenta
IA na prática: Febraban Tech terá mostras de usos da ferramenta
Justiça manda Google suspender posts policiais com mensagens de ódio no YouTube
Hacker afirma ter invadido e roubado informações de próximos lançamentos da AMD
Fã de Lost? Veja 7 séries parecidas para assistir na Netflix
Lunistício: entenda o que é a grande paralisação lunar e sua relação com Stonehenge
satisfacao-de-usuarios-com-anatel-tem-pior-resultado-em-seis-anos
Satisfação de usuários com Anatel tem pior resultado em seis anos
anatel-pede-mais-informacoes-para-decidir-sobre-adiamento-de-clausulas-do-rgc
Anatel pede mais informações para decidir sobre adiamento de cláusulas do RGC
Related Posts