Desvendando o futuro do Customer Experience no setor tecnológico

No atual cenário dinâmico dos negócios, a excelência na Experiência do Cliente (CX, do inglês Customer Experience) se tornou a pedra angular para estabelecer relacionamentos duradouros e garantir a fidelidade do cliente.Como um executivo comprometido com a maximização da CX, reconheço que essa jornada é tão única quanto os próprios clientes. É crucial não apenas entender suas necessidades e desejos, mas também antecipar suas insatisfações e criar conexões genuínas para garantir um crescimento sustentável.

Ao analisar como os clientes estão explorando ao máximo o produto, mergulhamos profundamente no uso do software. A abordagem proativa é a arma secreta. Observamos de perto o comportamento do usuário e identificamos problemas antes que eles surjam, redefinindo o conceito de atendimento ao cliente, reconhecendo um problema e agindo prontamente para minimizar qualquer impacto negativo.

Por isso, é necessária uma estratégia variada de acordo com o cliente, De acordo com um estudo do Gartner, 55% das organizações que implementam Inteligência Artificial (IA) consideram a tecnologia para todos os seus novos casos de uso, incluindo a implementação de chatbots eficientes para respostas instantâneas e coleta de feedback diversificado sobre o uso das informações para permitir uma visão completa das preferências individuais. Monitoramento comportamental e relatórios técnicos detalhados podem proporcionar resultados profundos sobre um problema. Além disso, é importante promover bate-papos regulares e pesquisas para extrair dados sobre a experiência dos clientes, sempre respeitando a privacidade e as preferências.

No entanto, sabe-se que a qualidade é a chave, não apenas da qualidade do produto, mas também das interações. É reconhecido que os clientes são únicos em suas necessidades, por isso, equilibrar a atenção entre diferentes demandas é um desafio enfrentado constantemente. Acredito que o crescimento não é medido pela quantidade de clientes, mas pela capacidade de atender cada cliente com qualidade.

Uma abordagem centrada no cliente se estende a todas as áreas da empresa. Entender a jornada do cliente é crucial para fornecer as ferramentas necessárias para a equipe, além de incentivar relações diretas e construir parcerias sólidas. Entregar o que prometemos é um passo fundamental, mas o objetivo é transcender isso. Superar as expectativas e estabelecer conexões emocionais transformam os clientes em defensores leais.

Além disso, utilizar o poder do machine learning para prever possíveis problemas e agir antes que eles ocorram, reduzindo chamados prioritários, devem ser metas das empresas, o que só é possível ao analisar o impacto de problemas potenciais. A IA pode revelar insights ocultos, trazendo à luz detalhes que podem passar despercebidos aos olhos humanos sobrecarregados.

Por fim, as palavras sábias de Steve Jobs para encerrar a ideia desse artigo são: a diferença entre o normal e o extraordinário é de apenas 30%. Essa é uma lição que levo a sério para a excelência, que requer ir além do escopo e se esforçar para surpreender. Os diferenciais como empresa se formam quando entrega-se consistentemente mais do que o esperado.

Hugo Barbosa, gestor sênior de apoio global da Viasat, INTELIE.

Tags

Compartilhe

tcu-recomenda-reforco-nas-pesquisas-de-precos-e-catalogos-do-governo-para-tic
TCU recomenda reforço nas pesquisas de preços e catálogos do governo para TIC
sindrome-do-impostor:-o-que-e-e-como-supera-la
Síndrome do impostor: O que é e como superá-la
Como saber se o celular está com vírus? Descubra agora
Polícia Federal flagra predador sexual no interior de São Paulo
Usuário volta após banimento de 11 anos (!) para continuar debate em fórum
Cocô tech: artista cria tampa de vaso com celulares antigos que custa bem caro
alares-compra-a-azza-e-assume-o-quarto-lugar-entre-os-isps-no-mercado-de-sp
Alares compra a Azza e assume o quarto lugar entre os ISPs no mercado de SP
Netflix recebe temporada 6 de Cobra Kai! Relembre a história da série
De surpresa! Realme GT 6 é lançado no Brasil em duas cores por R$ 3.999
Apple 'alfineta' vigilância do Google Chrome em novo comercial do Safari