Relatório revela que conformidade é prioridade em departamentos jurídicos

Atender à crescente complexidade regulatória global representa a maior ameaça legal para os departamentos jurídicos em todo mundo de acordo relatório Thomson Reuters 2023 State of the Corporate Law Department. Com mais de um quarto (28%) dos departamentos jurídicos globais citando a frequência e a complexidade das mudanças regulatórias como seu maior risco antecipado para os negócios.

O estudo realizado pelo Thomson Reuters Institute revela que, globalmente, a conformidade é agora a principal prioridade para os departamentos jurídicos corporativos, na sequência aparecem como preocupações: gestão de riscos, a proteção de litígios e o controle de custos que continuam sendo as próximas prioridades.

O relatório Thomson Reuters 2023 State of the Corporate Law Department do Thomson Reuters Institute captura as principais preocupações globais de conformidade dos 1569 departamentos jurídicos entrevistados.

O estudo investiga questões relacionadas à mudança dos regulamentos de valores, tensões geopolíticas, esforços contra lavagem de dinheiro, regulamentos antiproliferação, economias digitais, governança de dados e regulamentação ESG (Environmental, Social and Governance).

“Os departamentos jurídicos corporativos em todo o mundo estão experimentando um aumento do trabalho devido aos encargos regulatórios e de conformidade em constante mudança, com as equipes internas experimentando um esgotamento significativo,” disse Hillary McNally, general manager, Corporate Legal, Thomson Reuters.

Pelo ângulo das incertezas econômicas, o relatório aponta os departamentos jurídicos dos EUA direcionando seus receios para o controle de custos. Embora os orçamentos para a maioria dos departamentos jurídicos corporativos tenham sido mantidos ou reduzidos, 41% dos respondentes esperam ver um aumento em seus gastos legais, o que sugere que estão operando sob um certo otimismo cauteloso.

Tags

Compartilhe

tcu-recomenda-reforco-nas-pesquisas-de-precos-e-catalogos-do-governo-para-tic
TCU recomenda reforço nas pesquisas de preços e catálogos do governo para TIC
sindrome-do-impostor:-o-que-e-e-como-supera-la
Síndrome do impostor: O que é e como superá-la
Como saber se o celular está com vírus? Descubra agora
Polícia Federal flagra predador sexual no interior de São Paulo
Usuário volta após banimento de 11 anos (!) para continuar debate em fórum
Cocô tech: artista cria tampa de vaso com celulares antigos que custa bem caro
alares-compra-a-azza-e-assume-o-quarto-lugar-entre-os-isps-no-mercado-de-sp
Alares compra a Azza e assume o quarto lugar entre os ISPs no mercado de SP
Netflix recebe temporada 6 de Cobra Kai! Relembre a história da série
De surpresa! Realme GT 6 é lançado no Brasil em duas cores por R$ 3.999
Apple 'alfineta' vigilância do Google Chrome em novo comercial do Safari