MRS Logística migra para SAP S/4HANA para sustentar transformação digital

A MRS Logística estruturou seu processo de transformação digital com o SAP S/4HANA e soluções na nuvem que suportam processos de gestão e backoffice da companhia. Com isso, a empresa brasileira de logística e transporte ferroviário evoluiu tecnologicamente, passando a contar com uma plataforma mais moderna e integrada. O projeto começou a rodar na empresa em janeiro deste ano e está na terceira fase.

O projeto teve início em 2019, quando a gestão de TI apontou a necessidade de revisão do parque tecnológico, que, até então, possuía cerca de 800 personalizações e sistemas satélites. Outra motivação foi a renovação do contrato de concessão da MRS por mais 30 anos, mediante assinatura de aditivo junto ao Poder Concedente. A companhia já operava o transporte ferroviário de carga na Malha Sudeste desde 1996.

“Foi um projeto desafiador, envolvendo mais de 6500 funcionários, muitos usuários do sistema e muitas interfaces”, destaca Eduardo Simão e Silva, gerente de projetos MRS Logística.

Com a prorrogação da concessão, a empresa seguirá responsável pela operação da malha de 1.643 km de extensão da principal infraestrutura ferroviária da região sudeste, perpassando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com operação nos portos de Santos, Itaguaí, Sudeste, Guaíba e Rio de Janeiro. De acordo com Márcio Cláudio Maciel, gerente de sistemas da MRS Logística, essa renovação leva a empresa para outro patamar e exigirá mais obras e suporte tecnológico. A transformação digital na MRS exigiu um sistema atualizável, com a possibilidade de se acrescentar novas funcionalidades, o que não era possível no antigo sistema usado pela empresa.

O software foi adotado em grande parte de áreas e processos da empresa, com foco no backoffice e na manutenção dos ativos ferroviários. O projeto de implantação foi dividido em três ondas: módulos preliminares e aplicações digitais (soluções que podem ser implantadas em paralelo à fundação ERP, pouco integradas e que trazem benefícios mais rápidos para as áreas de negócios); ERP Fundação (implantação do SAP S/4HANA, com cobertura funcional de todo o backoffice e manutenção); e ERP Extensão e aplicações avançadas (soluções de extensão do ERP implantadas sobre a fundação acrescidas de aplicações especializadas e específicas que trazem inteligência embutida).

Para a MRS, um dos grandes benefícios que a SAP para a sua gestão é a integralidade de dados. “Se eu não tiver o dado correndo perfeitamente do início ao fim do processo, o processo tem de ser refeito. Se tenho garantia de que o dado será transmitido de forma íntegra, será melhor para qualquer integração que tiver ou aplicação avançada”, destaca Eduardo Simão e Silva, gerente de projetos MRS Logística.

Tags

Compartilhe

Pangeia 2.0: animação mostra com a Terra será daqui 250 milhões de anos
Meu fone de ouvido não funciona no notebook, o que fazer?
Família processa Google por morte de motorista que estava utilizando o Maps
SNES: jogos perfeitos para receber remakes na nova geração
Neste final de ano, consultoria tem quase 100 vagas abertas na área de TI
Meteorito dividiu montanha na China em dois picos distintos
Onde assistir Dragon Raja e descubra 7 curiosidades sobre o 'anime chinês'
Sea of Stars: conheça 7 RPGs parecidos para jogar e se desafiar
Blog
Compre agora: duas ofertas de fone de ouvido gamer; aproveite
Projeto de Lei obriga companhias aéreas a oferecer internet gratuita em voos longos
%d blogueiros gostam disto: