James Webb e as maravilhosas novas imagens da Nebulosa do Anel

NASA/JPL-CALTECH/M. SEIBERT Europa Press. Assim era visto antes, agora é impressionantemente detalhada a imagem. (NASA/JPL-CALTECH/M. SEIBERT/Europa Press)

Telescópio Espacial James Webb chegou para nos dar uma visão muito mais detalhada das profundezas do cosmos. Já vimos como ele captou eventos estelares anteriormente capturados pelo Telescópio Espacial Hubble e a diferença de qualidade na imagem é brutal.

Siga o tecflow no Google News!Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google Podcast Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui.

A Nebulosa do Anel é uma delas. É surpreendente, não só como temos acesso a uma nitidez diferente, mas também os elementos químicos capturados pelos instrumentos do James Webb, que permitem que os cientistas tenham uma melhor compreensão dos mistérios do universo.

Esta nebulosa, reconhecida por sua beleza, está localizada aproximadamente a cerca de 2.600 anos-luz de distância. Sua estrutura encantadora foi inicialmente confundida com um planeta, na década de 1770.

No entanto, com o avanço da tecnologia e o conhecimento astronômico, descobriu-se que não era um planeta solitário, mas sim uma maravilhosa dança de poeira e gás na constelação de Lyra.

As análises realizadas com dados de ambos os observatórios espaciais especificam que a nebulosa conta com vários anéis nos quais há uma enorme quantidade de elementos químicos importantes para a formação de estrelas e planetas.

Esta incrível imagem foi capturada pelo instrumento NIRCam do Telescópio Espacial James Webb, no âmbito de observações realizadas por astrônomos do Reino Unido e França. Ao sintonizar o infravermelho, os cientistas foram capazes de perceber o gás quente que configura a nebulosa, bem como a estrela que reside no seu centro e que é responsável por sua criação.

Nebulosa do Anel

O especialista em astronomia do Universo Recôndito, que sempre faz análises do universo em sua conta do X (ou Twitter), compara como foi captada a Nebulosa do Anel com dois instrumentos diferentes do mesmo James Webb.

“Esta comparação lado a lado mostra a Nebulosa do Anel Sul em luz infravermelha próxima, à esquerda, e em luz infravermelha média, à direita, do Telescópio Webb. As imagens parecem muito diferentes porque NIRCam e MIRI coletam diferentes comprimentos de onda de luz”, explicou, de acordo com o Meteored.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Tags

Compartilhe

pure-storage-lanca-o-primeiro-copilot-de-ia-para-armazenamento
Pure Storage lança o primeiro copilot de IA para armazenamento
asus-e-o-pc-gamer-usado-mais-vendido,-segundo-olx
ASUS é o PC gamer usado mais vendido, segundo OLX
combate-a-pirataria-sera-automatizado,-diz-anatel
Combate à pirataria será automatizado, diz Anatel
ia-na-pratica:-febraban-tech-tera-mostras-de-usos-da-ferramenta
IA na prática: Febraban Tech terá mostras de usos da ferramenta
Justiça manda Google suspender posts policiais com mensagens de ódio no YouTube
Hacker afirma ter invadido e roubado informações de próximos lançamentos da AMD
Fã de Lost? Veja 7 séries parecidas para assistir na Netflix
Lunistício: entenda o que é a grande paralisação lunar e sua relação com Stonehenge
satisfacao-de-usuarios-com-anatel-tem-pior-resultado-em-seis-anos
Satisfação de usuários com Anatel tem pior resultado em seis anos
anatel-pede-mais-informacoes-para-decidir-sobre-adiamento-de-clausulas-do-rgc
Anatel pede mais informações para decidir sobre adiamento de cláusulas do RGC
Related Posts