Golpes digitais podem ter causado R$ 392 milhões em prejuízo no 1o semestre

Estudo de mercado da OLX e do AllowMe mapeou as principais fraudes e dados sobre golpes no Brasil no primeiro semestre de 2023. No período foram identificados 3.289 golpes aplicados em compras e vendas pela internet. Mesmo com uma queda de 9% em relação ao primeiro semestre de 2022, as fraudes online ainda fazem muitas vítimas no país.

O estudo aponta que o Golpe da Compra Confirmada lidera a lista, com 31% dos casos e se manteve estável em relação ao mesmo período de 2022. Invasão de Conta configura em 2o lugar na lista (25%), mas teve alta de 42% no período. Roubo de Dados fecha o top 3 de golpes (23%). O levantamento das empresas identificou uma média de 2,6 tentativas de roubo de contas por minuto.

Em relação aos aparelhos utilizados, ainda que a maior parte das transações seja feita por smartphones (68%, contra 32% dos dispositivos web), os dispositivos web possuem um índice de tentativas de fraude maior que os dispositivos mobile (1,15% contra 0,47%).

O prejuízo estimado com os golpes aplicados no período, de acordo com o levantamento, foi de cerca de R?392 milhões, sendo os eletrônicos a categoria mais visada. Smartphones estão no topo da lista dos produtos mais visados nas fraudes, representando 34%, sendo o modelo Iphone, da Apple, o mais visado, com 77% dos casos. Videogames ficam em segundo lugar, com 24% do total, sendo os da marca PlayStation os preferidos dos golpistas (70% das fraudes ), seguido pelo Xbox (23%). Já os computadores representam 12% dos golpes.

Perfil das vítimas

A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens (73%), contra 27% de mulheres. 70% das vítimas têm até 31 anos.

A região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 41%, seguido por Rio de Janeiro, 15%, e Minas Gerais, 9%.

“Esforços contínuos em melhorias de tecnologia de prevenção à fraude e educação do usuário mostram-se eficazes para a redução dos golpes no ambiente online, no entanto, os fraudadores sempre se adaptam para tentar atrair novas vítimas, por isso é importante alertamos a população para que se mantenham atentos e tenham atitudes seguras online. Da mesma maneira que adotamos práticas seguras ao sair na rua, devemos fazer o mesmo no ambiente virtual”, explica Beatriz Soares, Vice-presidente de Produto da OLX.

Comportamento do fraudador

Ao contrário da imagem clássica que se tem dos golpistas, eles não agem sozinhos e nem de maneira desorganizada. Os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas – seja com anúncios falsos ou com abordagens para a compra de itens anunciados por clientes legítimos.

“Para passarem despercebidos, os fraudadores costumam simular o comportamento dos consumidores legítimos. Tiram proveito, inclusive, de datas comemorativas e fortes para o comércio, para escalar seus retornos”, pontua Diana Herrera, gerente de Growth e Inteligência de Mercado do AllowMe, em referência ao Dia dos Pais, que ocorre no próximo final de semana. “Até por isso, é fundamental que os usuários tomem conhecimento das práticas fraudulentas hoje em curso”, completa.

No 1o semestre de 2023, mais da metade das tentativas de fraude aconteceram em horário comercial (51%), sendo a segunda-feira o dia da semana com maior incidência (21%). Quanto ao período do dia, 32% das fraudes ocorreram à tarde. A cada hora, foram mapeadas, em média, 11 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos, sejam eles celulares ou computadores. Em geral, estes aparelhos são assim identificados por estarem vinculados a uma série de perfis, por fazerem uso de técnicas para mascarar a sua identidade e/ou localização – como o uso de VPNs e outros recursos maliciosos – ou, ainda, por terem sido utilizados em fraudes anteriores.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a junho de 2023, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online e 150 milhões de dispositivos cadastrados, entre celulares, tablets e computadores.

Compra Confirmada

Liderando o ranking dos golpes mais aplicados no primeiro semestre de 2023, o golpe da Compra Confirmada é uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens.

Tags

Compartilhe

Cobra Kai, O Urso e mais: os principais lançamentos da semana
Flintlock, Kunitsu-Gam e mais: os lançamentos de jogos na semana (14/07)
Missão Plutão: como seria pousar no planeta anão?
A Casa do Dragão: conheça a guerra civil medieval real que inspirou a série
Mi Band 9 pode ter bateria maior e novas opções de cores, sugere vazamento
GTA San Andreas: como fazer a missão 'In the Beginning'?
Lexar Armor 700 é o SSD externo de até 4 TB que resiste até à água - Review
Segunda temporada de As Bruxas de Mayfair: veja trailer, data de lançamento e mais
Os 10 melhores processadores de celular
PS4: confira os principais jogos lançados para o console em 2024