Detox digital: 3 dicas para se desconectar do onn e se conectar com o off

Por Letícia Bufarah  

Apesar de facilitar a rotina, quando usadas excessivamente, as telas podem se tornar vilões à saúde e ao bem-estar, causando desde problemas físicos como danos à visão, ao punho e à coluna cervical até insônia e ansiedade.   

Siga o tecflow no Google News!Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!Siga o tecflow no Google PodcastSpotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!Anuncie conosco aqui.

A propósito, quando o assunto é o tempo desmedido no mundo on-line, o Brasil já conquistou o segundo lugar entre os países mais “viciados” em internet do mundo. Segundo a pesquisa global da Meltwater e We Are Social, em 2022, os brasileiros passaram, em média, 572 minutos (9 horas e 32 minutos) conectados por dia. Ficaram atrás apenas dos sul-africanos, que lideraram a corrida do vício por conexão por seis minutos de diferença, com a média de 578 minutos (9 horas e 38 minutos) gastos no universo virtual por dia. O terceiro lugar ficou com as Filipinas, que gastaram uma média de 554 minutos (9 horas e 14 minutos). 

Por que fazer o detox digital   

Em uma sociedade cada vez mais dependente dos meios tecnológicos, por mais difícil que pareça, o chamado detox digital, ou seja, uma pausa das telas, das redes sociais e das videoconferências por um período, é um desafio que, segundos especialistas, pode resultar: na redução da ansiedade causada pela hiperconectividade; melhora do foco, concentração e  padrões de sono; aumento da produtividade e da organização das rotinas cotidianas; e redução de sintomas de estresse, como irritabilidade, dispersão e fadiga.  

Como colocar em prática?  

1 – Estabeleça metas realistas: é possível se desconectar por um breve momento todos os dias, como uma hora depois de acordar ou, quem sabe, duas horas antes de dormir. Outra possibilidade é estender a desintoxicação digital, tirando um dia da semana para não acessar redes sociais, por exemplo. Para não abrir brechas, vale comunicar às pessoas mais próximas que estará indisponível naquele período e que devem ligar, caso seja realmente urgente. Escolha o que for mais fácil de incluir na rotina e vá aumentando aos poucos, criando hábitos.  

2 – Deixe o celular de lado em momentos do cotidiano: o uso demasiado da internet e das ferramentas digitais pode atrapalhar as conexões da vida real. Na hora de fazer as refeições, por exemplo, guarde o smartphone para aproveitar melhor o momento e as companhias; durante uma visita também procure dar a devida atenção à pessoa sem mexer no aparelho com frequência; até mesmo quando estiver no banheiro, troque o celular por um livro, ou as redes sociais por um e-book.  

3 – Pratique novas atividades: invista em tarefas que substituam o uso do celular e da internet e sejam prazerosas durante o detox, inserindo novas atividades à rotina. Exercícios físicos, meditação, pintura, jardinagem, caminhada ou corrida ao ar livre e assim por diante. Reunir a família ou amigos para assistir à um filme, conversar ou cozinhar uma refeição também é uma boa pedida. Além de ajudar a estreitar os laços, contribui na construção de memórias e na melhora da saúde física e mental.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Tags

Compartilhe

Cobra Kai, O Urso e mais: os principais lançamentos da semana
Flintlock, Kunitsu-Gam e mais: os lançamentos de jogos na semana (14/07)
Missão Plutão: como seria pousar no planeta anão?
A Casa do Dragão: conheça a guerra civil medieval real que inspirou a série
Mi Band 9 pode ter bateria maior e novas opções de cores, sugere vazamento
GTA San Andreas: como fazer a missão 'In the Beginning'?
Lexar Armor 700 é o SSD externo de até 4 TB que resiste até à água - Review
Segunda temporada de As Bruxas de Mayfair: veja trailer, data de lançamento e mais
Os 10 melhores processadores de celular
PS4: confira os principais jogos lançados para o console em 2024