Comissão de Comunicação do Senado avaliará gestão do Fust

Senador Eduardo Gomes (PL-TO), presidente da Comissão de Comunicação, é o autor do requerimento para avaliar execução do Fust | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 23, um requerimento para “avaliar o novo modelo de governança, gestão e aplicação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), no exercício de 2023”. Ao fim das atividades, o colegiado pode propor medidas legislativas que entender necessárias.

O requerimento é uma iniciativa do presidente da CCDD, Eduardo Gomes (PL-TO), e do senador Marcos Pontes (PL-SP). O pedido justifica como “relevante o acompanhamento da nova sistemática de gestão do Fust, com vistas a garantir a aplicação efetiva de seus recursos”.

Após anos cobrindo déficit primário, este é o primeiro ano de execução do Fust na vigência da nova regulamentação, que impede o uso da verba em atividades que não correspondam à finalidade prevista em lei. O recurso se tornou importante fonte para conectividade nas escolas, com meta de universalização até o fim de 2024.

Os senadores chamam atenção também para dispositivos da regulamentação que possibilitam também a utilização dos recursos do Fust diretamente pela União, pelos Estados e pelos Municípios, para o financiamento de ações voltadas à transformação digital dos serviços públicos.

Em maio deste ano, o MCom afirmou que liberou R$1,17 bilhão para as linhas de crédito do Fust ainda em 2023.  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) , agente financeiro, prorrogou por duas vezes o prazo para entregar o Plano de Aplicação de Recursos (PAR) referente ao ano 2023-2025, que chegou ao segundo semestre em aprovação.

O post Comissão de Comunicação do Senado avaliará gestão do Fust apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Netflix recebe temporada 6 de Cobra Kai! Relembre a história da série
De surpresa! Realme GT 6 é lançado no Brasil em duas cores por R$ 3.999
Apple 'alfineta' vigilância do Google Chrome em novo comercial do Safari
The Boys altera final da quarta temporada após tiros em Donald Trump
One UI 7 da Samsung pode ter grandes mudanças de design e interface
Sucesso! Fallout se torna segunda série de games mais indicada ao Emmy
Clone do Canva, Microsoft Designer agora está liberado para todos
Google Files pode ganhar compactação de arquivos em ZIP e novo visual
10 notícias de tecnologia para você começar o da (18/07)
ataques-ciberneticos-crescem-cerca-de-70%-no-brasil-em-um-ano
Ataques cibernéticos crescem cerca de 70% no Brasil em um ano