Câmara ‘entrou na contramão’ ao reincluir C&T no arcabouço, dizem entidades

Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou emendas que blindariam ciência e tecnologia do arcabouço | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgaram nota conjunta nesta quarta-feira, 22, repudiando a decisão da Câmara dos Deputados em reincluir os gastos com Ciência e Tecnologia (C&T) nas limitações de despesas do novo arcabouço fiscal.

“A Câmara dos Deputados fez uma escolha na contramão do desenvolvimento em um mundo globalizado da sociedade do conhecimento”, criticam as entidades.

O projeto, PLP 93/2023, de autoria do Executivo, prevê que o crescimento da despesa no orçamento anual deve ficar dentro de uma margem de 0,6% a 2,5% ao ano, desde que não ultrapasse o valor equivalente a 70% do crescimento total da receita apurada nos últimos 12 meses.

Ao tramitar no Senado Federal, parlamentares incorporaram três exceções, retirando do limite de gastos as despesas da União com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e as áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Com a mudança, o texto voltou para a Câmara, onde não houve consenso para todas as exclusões, segundo o relator. Ficou mantida apenas blindagem ao Fundeb e ao FCDF. Emendas para dar excepcionalidade à C&T foram rejeitadas em plenário.

Para a SBPC e ABC, a decisão mostra “a falta de compreensão da importância da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da nação brasileira por parte da Câmara dos Deputados”.

“Lembramos que as nações que estão entre as maiores economias do mundo só chegaram a esse patamar com investimentos robustos em educação e CT&I”, destacam as associações.

Além das entidades, o tratamento diferenciado ao setor de C&T foi ponto defendido também pela ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, que fez declarações à imprensa nas últimas semanas afirmando que estava em diálogo com os deputados sobre o tema.

O post Câmara ‘entrou na contramão’ ao reincluir C&T no arcabouço, dizem entidades apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Pangeia 2.0: animação mostra com a Terra será daqui 250 milhões de anos
Meu fone de ouvido não funciona no notebook, o que fazer?
Família processa Google por morte de motorista que estava utilizando o Maps
SNES: jogos perfeitos para receber remakes na nova geração
Neste final de ano, consultoria tem quase 100 vagas abertas na área de TI
Meteorito dividiu montanha na China em dois picos distintos
Onde assistir Dragon Raja e descubra 7 curiosidades sobre o 'anime chinês'
Sea of Stars: conheça 7 RPGs parecidos para jogar e se desafiar
Blog
Compre agora: duas ofertas de fone de ouvido gamer; aproveite
Projeto de Lei obriga companhias aéreas a oferecer internet gratuita em voos longos
%d blogueiros gostam disto: