Apagão: Redes de telecom do Norte e do Nordeste foram as mais afetadas

O apagão elétrico que afetou 25 estados e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira, repercutiu nos serviços de telecomunicações. Conforme dados das operadoras reunidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), menos de 5% das antenas de telefonia móvel saiu do ar por conta da falta de energia no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A realidade foi diferente no Norte e no Nordeste, onde 5% a até 22% das antenas pararam de funcionar por minutos.

“O serviço de telecomunicações usa o serviço de energia elétrica como insumo básico, e, portanto, é já preparado para ter tal insumo disponível mesmo quando há interrupção do provimento original. As alternativas ao provimento do setor elétrico estão associadas a geração própria de energia, grupos motor gerador e baterias. Todavia, há casos em que eventualmente uma bateria pode não entrar em operação por ter viciado, ou por ter sido furtada, por exemplo”, afirmou ao Tele.Síntese o superintendente de controle de obrigações da Anatel, Gustavo Borges.

E completa: “Quando há um evento maior de interrupção de energia elétrica, é esperado que o serviço de telecomunicações seja mantido disponível na sua maior parte, desde que o evento não ultrapasse horas de duração, situação na qual haveria maior degradação em antenas por conta do limite de autonomia de baterias. Como o evento foi extenso e variável nas durações e regiões afetadas, há maior complexidade no levantamento dos impactos nas redes de telecomunicações”, explica.

Os dados apresentados até o momento foram reunidos e analisado pela Anatel até as 16h. Mas detalhes devem sair nos próximos dias a respeito da extensão do impacto do apagão sobre telecomunicações móveis.

Motivo ainda desconhecido

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi detectado às 8h31, quando “houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões”. A perda foi de 18.900 MW de energia.

No final da tarde, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), explicou que uma das ocorrências foi detectada no Ceará. A segunda ainda está em investigação. Já as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram a carga reduzida por uma “contingência planejada”, para evitar a propagação da interrupção.

“Para acontecer um evento dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade. É extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, os dados técnicos sobre a ocorrência serão divulgados nas próximas 48 horas. (Colaborou Carolina Cruz)

O post Apagão: Redes de telecom do Norte e do Nordeste foram as mais afetadas apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

Google diz que sua IA seria medalha de ouro na Olimpíada de Matemática
Google diz que sua IA seria medalha de ouro na Olimpíada de Matemática
Bill Gates diz que Intel perdeu rumo e vê futuro sombrio para companhia
Bill Gates diz que Intel perdeu rumo e vê futuro sombrio para companhia
Brasil tem o dobro de celulares compatíveis com tecnologia 5G em 2024
Brasil tem o dobro de celulares compatíveis com tecnologia 5G em 2024
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV