Anatel quer deixar regulamentos mais fáceis de entender

A Anatel decidiu tornar sua linguagem técnica mais acessível para a maioria da população entender os regulamentos que publica. Ou, pelo menos, para aqueles que desejam empreender em telecomunicações. Nos últimos anos, a agência realizou uma série de iniciativas para aumentar a transparência a respeito de dados do setor, criando páginas centrais em seu site, atualizadas mês a mês. Hoje, iniciou uma nova fase do projeto, publicando a Resolução 755 Comentada.

“A ideia de uma resolução comentada partiu das discussões internas sobre a necessidade de tornar a regulamentação da Anatel mais acessível e de fácil entendimento”, resume Nilo Pasquali, superintendente de planejamento e regulamentação.

Segundo ele, os técnicos da agência optaram por fazer essa primeira experiência com uma resolução que tivesse sido aprovada há pouco tempo, e que possibilitasse a comunicação mais simples de um assunto com impacto direto sobre o consumidor. Isso porque a Resolução 755 aborda a tarifação e define as áreas locais do STFC.

Está nos planos expandir essa ideia para outras resoluções da Agência. A agência quer tornar as resoluções mais simples de partida, não apenas na forma comentada. “Estamos estudando ainda qual seria a próxima porque temos grandes temas que estão com a regulamentação sendo alterada na atual Agenda Regulatória e seria bom fazer na versão definitiva”, acrescenta Pasquali.

Na semana passada, o presidente da agência, Carlos Baigorri, comentou em evento que a agência tem uma linguagem hermética e suas decisões e funcionamento é algo para os “iniciados”. E defendeu que houvesse maior aproximação do público em geral, em benefício da transparência. O comentário se deu no contexto do debate a respeito da regulação das plataformas digitais pela autarquia.

Além disso, a agência trabalha na implantação do novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações – RGC, que tem entre suas prioridades simplificar a forma como as operadoras levam ao consumidor informações sobre seus planos e qualidade, inclusive com o uso de selos de qualidade.

A resolução 755 comentada está disponível aqui.

O post Anatel quer deixar regulamentos mais fáceis de entender apareceu primeiro em TeleSíntese.

Tags

Compartilhe

pure-storage-lanca-o-primeiro-copilot-de-ia-para-armazenamento
Pure Storage lança o primeiro copilot de IA para armazenamento
asus-e-o-pc-gamer-usado-mais-vendido,-segundo-olx
ASUS é o PC gamer usado mais vendido, segundo OLX
combate-a-pirataria-sera-automatizado,-diz-anatel
Combate à pirataria será automatizado, diz Anatel
ia-na-pratica:-febraban-tech-tera-mostras-de-usos-da-ferramenta
IA na prática: Febraban Tech terá mostras de usos da ferramenta
Justiça manda Google suspender posts policiais com mensagens de ódio no YouTube
Hacker afirma ter invadido e roubado informações de próximos lançamentos da AMD
Fã de Lost? Veja 7 séries parecidas para assistir na Netflix
Lunistício: entenda o que é a grande paralisação lunar e sua relação com Stonehenge
satisfacao-de-usuarios-com-anatel-tem-pior-resultado-em-seis-anos
Satisfação de usuários com Anatel tem pior resultado em seis anos
anatel-pede-mais-informacoes-para-decidir-sobre-adiamento-de-clausulas-do-rgc
Anatel pede mais informações para decidir sobre adiamento de cláusulas do RGC
Related Posts