Para 92% das startups, faltam profissionais de tecnologia no Brasil

O Google for Startups apresenta nesta quarta-feira a pesquisa Panorama de talentos em tecnologia, encomendado à Abstartups e à Box 1824, que aborda de que maneira desafios como falta de qualificação, senioridade e diversidade levam à escassez destes profissionais no setor de tecnologia no Brasil.

No total, 92% das startups concordam que faltam profissionais de tecnologia no Brasil. O relatório, que ouviu 253 startups brasileiras por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, ainda reflete sobre possíveis caminhos – de curto, médio e longo prazo – que possam levar a soluções duradouras que concretizem o potencial do mercado de startups no Brasil. O estudo completo está disponível em goo.gle/gapdetalentos.

Ao detalhar a questão da falta expressiva de talentos qualificados, 84% das startups entrevistadas afirmaram que o mercado de tecnologia brasileiro não desenvolve o número de profissionais seniores necessários para ocupar vagas que exigem mais experiência e especialização.

O estudo indica ainda que as oportunidades para profissionais de tecnologia estão concentradas no Sudeste do país: 62% das vagas estão nesta região, sendo 43% delas apenas no estado de São Paulo. Além da barreira regional, há ainda mais obstáculos no mercado de tecnologia para mulheres e pessoas negras, sendo que 57% das startups enxergam o mercado de tecnologia atual como excludente para mulheres e 55% o veem como excludente para pessoas negras.

A fuga de talentos também está entre os desafios apresentados. Os profissionais que são especialistas buscam e são alvos constantes de melhores oportunidades, principalmente fora do país. Entre as startups consultadas, 73% concordam que existem condições mais atrativas para talentos em tecnologia internacionalmente e 60% dizem que a remuneração no mercado brasileiro não é competitiva quando comparada a mercados internacionais.

O contexto que dita a escassez de profissionais no setor é o rápido crescimento e evolução do ecossistema de inovação, que faz com que a busca por profissionais especialistas em tecnologia aumente cada vez mais. O número de vagas oferecidas, no entanto, não é diretamente proporcional ao de profissionais disponíveis. Segundo levantamento da Korn Ferry, mais de 85 milhões de empregos no mundo não serão preenchidos por falta de pessoas especializadas para ocupá-los até o fim de 2030.

No Brasil, 53 mil profissionais irão se graduar anualmente entre 2021 e 2025, enquanto a demanda projetada é de 800 mil novos talentos, apontam estudos da Brasscom. O resultado é um déficit de 530 mil profissionais, evidenciando ainda mais o desequilíbrio entre oferta de trabalho e talentos disponíveis.

“A falta de talentos no nosso ecossistema ainda é muito grande. São muitas vagas e poucos profissionais qualificados para atender às atuais necessidades do mercado”, afirma André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina. “Ao longo dos últimos anos, percebemos que a evolução do ecossistema empreendedor no país também trazia novos desafios de contratação e retenção de talentos para os negócios digitais. Por isso, sentimos a necessidade de entender de forma mais aprofundada quais os desafios atuais de profissionalização do mercado e mapear barreiras de acesso às carreiras em tecnologia no Brasil.”

Nova plataforma exclusiva de empregabilidade

A partir de hoje, todas as pessoas que se formarem nos Certificados Profissionais do Google passarão a ter acesso a uma plataforma exclusiva do Bettha.com que vai ajudar a encurtar o caminho entre a capacitação e o mercado de trabalho. A plataforma oferece uma trilha de conteúdo de soft skills, ou seja, habilidades socioemocionais cruciais na busca por um emprego.

Além disso, ela permitirá o acesso prioritário a vagas de emprego anunciadas pelo Grupo Cia. de Talentos, que tenham alinhamento com o Certificado Profissional obtido pelo estudante. A parceria contará com vagas ofertadas pelo próprio Bettha, pela Cia. de Talentos e também pelo Instituto SerMais, ONG do grupo que trabalha com grupos politicamente minorizados.

Essa é mais uma das iniciativas do Google com o objetivo de garantir mais alternativas de acesso, inclusão e capacitação para pessoas interessadas no mercado de tecnologia brasileiro. Entre os programas oferecidos estão o Cresça com o Google, o Capacita+ e Google Cloud Foundations Academy oferecidos pelo Google Cloud e a parceria com o Instituto Vamo que Vamo.

Somente em 2022, o Google anunciou a doação de 500 mil bolsas para os Certificados Profissionais até 2026. No total, 120 mil bolsas serão distribuídas: 60 mil em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e 60 mil em parceria com o Bettha.com (hrtech do Grupo Cia. de Talentos). Pessoas de baixa renda, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas negras e mulheres podem se inscrever para as bolsas distribuídas pelo CIEE até 2 de junho e até 10 de junho, no caso da Bettha. As bolsas de estudos estão disponíveis para os quatro Certificados Profissionais do Google: Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.

Tags

Compartilhe

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (18/04)
Inclusão digital e combate a fome: apostas na IA durante evento em Brasília
Norte e Centro-Oeste têm os melhores resultados sobre conectividade, diz Anatel
SEK compra a PROOF e agrega 100 clientes
Dígitro lança operadora própria de voz sobre IP com presença nacional
SAS anuncia investimento de US$ 1 bilhão para desenvolvimento de soluções analíticas avançadas
Champions League será transmitida de graça no YouTube da TNT; veja detalhes
Momento de crise? Google faz demissão coletiva
TV Paga deixa de ser determinante para resultado positivo da Claro no Brasil
Approach Tecnologia mira no setor Privado e prevê crescimento de 30% de faturamento neste ano